Blog

Troquelização em Modelos Semirrígidos

Troquelização em Modelos Semirrígidos

O silicone para modelos Scan Die é uma excelente escolha para obtenção de modelos de trabalho pelo dentista na sua prática diária. A partir desses modelos semirrígidos, a resina composta de uso direto pode ser utilizada para confecção de restaurações pela técnica indireta.
A troquelização em modelos de trabalho normalmente é uma prática complexa. Nesse artigo apresentamos uma alternativa criativa para troquelizar facilmente os modelos de silicone utilizando um brinquedo tipo LEGO®.
 
 
 
O que é a técnica?

Após preparar o elemento dentário uma moldagem com silicone de condensação (Reflex – Yller Biomateriais SA, Brasil) ou alginato (Orthotrace – Cavex, Holanda), deve ser executada. O vazamento do molde utiliza silicone de adição especifica para modelos (Scan DIE, Yller Biomateriais SA) (Fig. 1).

 
 

Esse material apresenta alta fluidez na fase de trabalho e ótima rigidez após a polimerização. Com o modelo de trabalho em Silicone Die e com os blocos de LEGO® disponíveis (Fig. 2), a manipulação das massas do silicone de adição de consistência pesada (Scan Putty, Yller Biomateriais SA, Brasil) foi iniciada.

 
 

Durante a fase de trabalho, o Silicone Putty foi adaptado sobre o bloco de LEGO® e o modelo de trabalho semirrígido, obtido previamente, adaptado sobre essa base, imbricando os dois silicones (Fig. 3).

 
 

Aguardou-se a polimerização completa por aproximadamente cinco minutos (Fig. 4).

 
 

A partir do modelo obtido, foi realizada a separação total, até a peça de LEGO®, nas paredes proximais, mesial e distal, do elemento dental preparado, utilizando uma lâmina de barbear (Fig. 4, 5, 6).

 
 

Foi confirmado a troquelização do modelo de trabalho e reposicionamento adequado dos troqueis sobre o bloco de LEGO® (Fig. 7, 8).

 
 

Assim é possível separar e reposicionar os dentes de acordo com a necessidade de trabalho.
Pronto, agora você deve executar restauração com os materiais e a técnica restauradora de sua preferência.

 

BENEFÍCIOS
Aumentam as propriedades físicas e mecânicas
Maior grau de conversão de polimerização
Variedade de materiais e técnicas
Aumentam a resistência
Controle da contração de polimerização
Melhor controle dos contornos e contatos
Melhor adaptação marginal ao elemento preparado
Conforto paciente-profissional simultaneamente ao menor tempo de cadeira
 
 

 
 

 
Prof. Dr. Gregori Boeira:
Mestre e PhD em Dentística Restauradora – PPGO-UFPel – Pelotas – RS
Especialista em Implantodontia – IPENO – Florianópolis – SC
Prática Clínica Privada com Ênfase em Odontologia Restauradora e Estética em Pelotas – RS
 
 
REFERÊNCIAS
Boeira GF, Jardim PS, Ogliari A, Ogliari F, Hirata R. Troquelização em silicone Die: Alternativa criativa para confecção de restaurações semidiretas/indiretas. Revista DICAS, v.5, n.2, 2016.
Hirata R, Shortcuts em odontologia estética. 1 ed. São Paulo: Editora Quintessence, 2016.
Spreafico R. Direct and semi-direct posterior composite restorations. Pract Periodontics Aesthet Dent. 8:703-712, 1996.
Taviloglu E, Muayenehane şartlarında hazırlanabilen inlay ve onlay restorasyonları, Bilimsel, dergi eylül/ekim 54-57, 2010.