Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Aprenda como fazer a pigmentação da sua resina com os corantes Cosmos Colors
Você tem duvidas de como fazer a coloração da sua impressão 3D? Aqui ensinamos 7 dicas pra você chegar em impressões perfeitas, na cor que quiser!
Navegação Rápida

O Cosmos Colors são pigmentos para resinas de impressão 3D baseados na escala de cores na tabela CMYK, com o Cosmos Colors, você pode atingir a cor que mais lhe agrada através da mistura das bases. Disponível nas versões WhiteYellow, BlackCyan e Magenta

O sistema CMYK usa das cores como pigmento. Por exemplo, combinando 50% de ciano e 50% de amarelo, você atinge o tom do verde! Combinando os 5 pigmentos, você atinge qualquer cor! 

Neste post, você vai aprender a combinar os corantes para atingir a sua cor desejada, de forma reproduzível, assim você consegue atingir a mesma cor quantas vezes desejar. Confira as dicas:


1. Utilize apenas os corantes indicados para impressão 3D. 

Os corantes Cosmos Colors foram desenvolvidos especificamente para a coloração de resinas para impressão 3D, não utilize outros corantes que não sejam especificamente para essa aplicação. Os corantes Cosmos Colors são 100% solúveis, não possuem solventes em sua fórmula. O que assegura que o seu modelo não quebrará na evaporação do solvente. 

Como você vai ver nas dicas, os corantes Cosmos Colors possuem elevada concentração, então você não precisa aplicar uma grande quantidade de corante para atingir a cor desejada. Vamos as dicas! 


2. Antes de começar, lembre-se de usar os EPIs. 

Sempre indicamos o uso de EPIs no processo da impressão 3D. É extremamente recomendável o uso de luvas, óculos de proteção e máscara para evitar a contaminação. Além disso, é recomendável o uso de jaleco, pois o corante pode manchar as suas roupas. 


3. Utilize apenas nas resinas indicadas. 

Recomendamos o uso em resinas de tonalidade mais clara, como Cosmos White, Cosmos Clear, Cosmos Model Ortho WhiteCosmos Dental Model

Em resinas mais escuras, pode ser usada o corante Cosmos Colors White para o clareamento. Até mesmo na resina Cosmos White, o corante branco pode ser usado para atingir uma tonalidade ainda mais clara. 

Os corantes Cosmos Colors não devem ser utilizados em resinas biocompatíveis, apenas em resinas que não envolvem o uso intraoral. Para a manipulação da cor de resinas biocompatíveis, é indicado o uso dos shades para maquiagem Cosmos Creation, que são aplicáveis após a impressão da peça.  


4. Use a tabela CMYK para atingir nas cores desejadas. 

O Cosmos Colors usa o sistema de cores CMYK, o mais usado no mundo. Misturando pequenas quantidades dos corantes, você consegue atingir cores.  

C – Ciano

M – Magenta

Y – Amarello (yellow)

K – Preto (key) 

Mas e o Cosmos Colors White? Além das cores CMYK, incluímos também a cor branca, para o clareamento de resinas mais escuras. Preparamos uma lista de aplicações iniciais para testar, essa lista serve como parâmetro para testes, mas as tonalidades podem variar de acordo com a resina, impressora e tempo de cura. 


5. Misture a resina com o pigmento em um recipiente. 

Antes de tudo, agite bem o frasco do Cosmos Colors para garantir total mistura do corante. Também é necessário garantir a mistura perfeita entre a resina e o corante, faça essa mistura em um recipiente limpo, sem cantos, usando um palito de picolé para garantir a perfeita mistura. Não misture diretamente no dispenser ou na garrafa. 


6. Anote as quantidades para poder reproduzir a mesma cor em próximas impressões. 

De preferência, utilize um recipiente com medidor para manter o volume de resina em todas as aplicações. Caso não tenha um copo com medidor, pode ser utilizada a balança, nesse caso, é importante pontuar que o peso de uma resina pode variar para outra, então a receita anotada pode variar em outra resina. Por isso, é indicado o medidor de volume.  

Lembre-se de anotar a quantidade aplicada de cada corante utilizado no procedimento. Assim, em uma próxima impressão, você poderá repetir a mesma cor, mantendo a proporção. 


7. O uso de corantes interfere no tempo de cura e exposição. 

Lembre-se, quanto maior a quantidade de Cosmos Colors adicionada na sua resina, maior vai ser o tempo de exposição na impressora. É importante fazer a calibração da sua impressora para garantir que o tempo de exposição está correto. 

O mesmo vale para o tempo de cura, peças mais escuras e mais opacas tem um tempo de cura maior do que peças mais claras e transparentes. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
SAC Yller

SAC Yller

Equipe de Atendimento da Yller

Deixe uma resposta