Caso Clínico Dr. Raphael Rapozo
Veja o caso clínico realizado pelo Dr. Raphael Rapozo, utilizando nossa resina Yflow.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Resumo do Caso

O propósito da implantodontia é a obtenção de função e de restaurações harmônicas similares a dentição natural. Ao perder um dente, a sequela da cicatrização promove reabsorção óssea principalmente por vestibular, desfavorecendo a composição dos tecidos moles e comprometendo a estética da reabilitação. Inúmeras técnicas de instalação de implantes e provisionalização visam a manutenção dos tecidos peri-implantares, ao invés do tratamento das sequelas da atrofia pós-extração. O objetivo desse trabalho foi demonstrar por meio de um caso clínico a conduta e o protocolo usados para implante e provisionalização imediata. O paciente apresentava um resto radicular do elemento dentário 14, onde o mesmo foi extraído de maneira minimamente traumática. Assim, foi realizada a instalação do implante imediato com enxertia de biomaterial nos gaps remanescentes e instalação de um componente protético provisório personalizado, tornando-se um cicatrizador individualizado, sem carga funcional. O caso foi acompanhado até a fase de confecção da prótese provisória, na qual foi verificada a manutenção da arquitetura dos tecidos peri-implantares quanto à saúde e manutenção. Concluiu-se que a provisionalização imediata, com um cicatrizador personalizado, é uma excelente alternativa para a manutenção da arquitetura gengival.

Relato do Caso

Paciente A.S.S., gênero masculino, 34 anos, apresentava resto radicular com lesão periapical no elemento 14 (Figura 1). O elemento foi extraído de maneira minimamente traumática, visando preservar as estruturas óssea e gengival circunjacentes (Figura 2). Na sequência o alvéolo foi inspecionado com curetagem para remoção de todos os restos de tecido de granulação (Figura 3). Os procedimentos cirúrgicos foram realizados com anestesia local infiltrativa com articaína 4% + epinefrina. Na instalação do implante, foram utilizadas as sequências de fresas preconizadas peço fabricante, sendo instalado o implante cone morse 3.5 x 11.5 mm, com estabilidade primária de 30 n/cm2 (Figura 4), com posição tridimensional adequada (Figura 5). Foi realizado preenchimento dos gaps entre implante e tábuas ósseas com biomaterial aloplátisco (Figura 6). Na sequência, foi realizada a provisionalização imediata sem carga funcional. Um cilindro provisório foi aparafusado sobre o implante para confecção do cicatrizador personalizado (Figura 7). Em seguida, utilizaram-se pequenas porções de resina composta fluida (Resina Yflow/Yller) (Figura 8) ao redor do cilindro para capturá-lo, com a resina imediatamente fotopolimerizada para reduzir o risco do escoamento deste material para dentro do alvéolo (Figura 9). Uma vez capturado o cilindro, o conjunto foi removido e o espaço remanescente, preenchido, respeitando-se o contorno vertical e horizontal da área, com o perfil de emergência sendo confeccionado fora da boca. Finalmente, o cicatrizador assim individualizado, polido e desinfetado foi aparafusado novamente sobre o implante. Depois de 60 dias, a cicatrização já encontrava-se maturada, sendo observada preservação do perfil do tecido mole peri-implantar (Figura 10). O caso foi acompanhado até o início da fase de confecção da prótese provisória (Figura 11), onde foi verificado a arquitetura dos tecidos peri-implantares quanto à sua saúde e manutenção (Figura 12).

Conclusão

•A provisionalização imediata do componente protético, com o cicatrizador personalizado, otimiza o tempo de tratamento e os resultados com relação à função e a estética.
•A personalização com resina fluida fotopolimerizável é uma técnica de fácil execução e que permite uma boa higienização durante o pós-operatório.
•Constitui-se como excelente alternativa para a manutenção da arquitetura gengival quando não é possível a confecção de provisório em carga imediata.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Patrícia Lameirão

Patrícia Lameirão

Analista de Marketing Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×