Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Caso Clínico Dr. Raphael Rapozo
Veja o caso clínico realizado pelo Dr. Raphael Rapozo, utilizando nossa resina Yflow.
Navegação Rápida

Resumo do Caso

O propósito da implantodontia é a obtenção de função e de restaurações harmônicas similares a dentição natural. Ao perder um dente, a sequela da cicatrização promove reabsorção óssea principalmente por vestibular, desfavorecendo a composição dos tecidos moles e comprometendo a estética da reabilitação. Inúmeras técnicas de instalação de implantes e provisionalização visam a manutenção dos tecidos peri-implantares, ao invés do tratamento das sequelas da atrofia pós-extração. O objetivo desse trabalho foi demonstrar por meio de um caso clínico a conduta e o protocolo usados para implante e provisionalização imediata. O paciente apresentava um resto radicular do elemento dentário 14, onde o mesmo foi extraído de maneira minimamente traumática. Assim, foi realizada a instalação do implante imediato com enxertia de biomaterial nos gaps remanescentes e instalação de um componente protético provisório personalizado, tornando-se um cicatrizador individualizado, sem carga funcional. O caso foi acompanhado até a fase de confecção da prótese provisória, na qual foi verificada a manutenção da arquitetura dos tecidos peri-implantares quanto à saúde e manutenção. Concluiu-se que a provisionalização imediata, com um cicatrizador personalizado, é uma excelente alternativa para a manutenção da arquitetura gengival.

Relato do Caso

Paciente A.S.S., gênero masculino, 34 anos, apresentava resto radicular com lesão periapical no elemento 14 (Figura 1). O elemento foi extraído de maneira minimamente traumática, visando preservar as estruturas óssea e gengival circunjacentes (Figura 2). Na sequência o alvéolo foi inspecionado com curetagem para remoção de todos os restos de tecido de granulação (Figura 3). Os procedimentos cirúrgicos foram realizados com anestesia local infiltrativa com articaína 4% + epinefrina. Na instalação do implante, foram utilizadas as sequências de fresas preconizadas peço fabricante, sendo instalado o implante cone morse 3.5 x 11.5 mm, com estabilidade primária de 30 n/cm2 (Figura 4), com posição tridimensional adequada (Figura 5). Foi realizado preenchimento dos gaps entre implante e tábuas ósseas com biomaterial aloplátisco (Figura 6). Na sequência, foi realizada a provisionalização imediata sem carga funcional. Um cilindro provisório foi aparafusado sobre o implante para confecção do cicatrizador personalizado (Figura 7). Em seguida, utilizaram-se pequenas porções de resina composta fluida (Resina Yflow/Yller) (Figura 8) ao redor do cilindro para capturá-lo, com a resina imediatamente fotopolimerizada para reduzir o risco do escoamento deste material para dentro do alvéolo (Figura 9). Uma vez capturado o cilindro, o conjunto foi removido e o espaço remanescente, preenchido, respeitando-se o contorno vertical e horizontal da área, com o perfil de emergência sendo confeccionado fora da boca. Finalmente, o cicatrizador assim individualizado, polido e desinfetado foi aparafusado novamente sobre o implante. Depois de 60 dias, a cicatrização já encontrava-se maturada, sendo observada preservação do perfil do tecido mole peri-implantar (Figura 10). O caso foi acompanhado até o início da fase de confecção da prótese provisória (Figura 11), onde foi verificado a arquitetura dos tecidos peri-implantares quanto à sua saúde e manutenção (Figura 12).

Conclusão

•A provisionalização imediata do componente protético, com o cicatrizador personalizado, otimiza o tempo de tratamento e os resultados com relação à função e a estética.
•A personalização com resina fluida fotopolimerizável é uma técnica de fácil execução e que permite uma boa higienização durante o pós-operatório.
•Constitui-se como excelente alternativa para a manutenção da arquitetura gengival quando não é possível a confecção de provisório em carga imediata.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Patrícia Lameirão

Patrícia Lameirão

Analista de Marketing Yller Biomateriais

Deixe uma resposta