Como melhorar a eficiência clínica usando Resinas Flow sem abrir mão da qualidade!!
As resinas Yflow podem simplificar a sua rotina clínica através dos grandes avanços e das melhorias de suas propriedades mecânicas. Leia e conheça mais!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na rotina clínica do cirurgião-dentista um dos procedimentos mais comumente realizados são as restaurações diretas em resina. Tanto na técnica quanto nos materiais utilizados, a odontologia evoluiu fortemente nos últimos anos. E um dos materiais restauradores que tiveram grandes avanços e melhorias de suas propriedades mecânicas foram as resinas flow. Essas resinas fluidas podem simplificar e muito a rotina clínica dos procedimentos odontológicos, sem abrir mão da qualidade necessária para o sucesso das restaurações adesivas.

As resinas Flow são realmente confiáveis?

Muitos dentistas ainda têm receios quanto ao sucesso clínico das resinas flow. Todo material apresenta suas indicações, inclusive as resinas flow! Quando comparadas as resinas compostas, as resinas flow apresentam menores concentrações de carga, ótimo escoamento e baixo módulo de elasticidade. Se utilizadas adequadamente, estudos tem mostrado uma taxa de sucesso comparável as resinas compostas convencionais. 

Para saber se o uso das resinas flow é realmente confiável, procuramos pelo mais alto nível de evidência científica que se pode obter: a partir de revisões sistemáticas com metanálise!!! E as revisões tem mostrado que as resinas flow podem ser utilizadas em restaurações de lesões cervicais não-cariosas e cavidades oclusais minimamente invasivas, com desempenho similar as resinas compostas convencionais1,2.

Em quais casos posso utilizar Resinas Flow?

As resinas fluidas foram desenvolvidas originalmente para ajudar em restaurações complexas, especialmente para regiões de difícil acesso com a espátula, como a região interproximal. Como elas são mais fluidas e apresentam menor quantidade de carga, estão indicadas para forramento ou base de restaurações Classe II, auxiliando no preenchimento total da cavidade. Podem também ser utilizadas para selamento de fóssulas e fissuras como restaurações preventivas. Além disso, estão indicadas para restauração direta de preparos pouco invasivos, agilizando a rotina clínica também nesses procedimentos.

Conheça a resina fluida da Yller: YFlow!

A resina flow da Yller é a YFlow, que é uma resina composta de baixa viscosidade, fotopolimerizável e com adequadas propriedades mecânicas. A YFlow pode ser utilizada em diferentes situações clínicas em que é favorável o uso de um material que alia bom escoamento, facilidade de manipulação, resistência ao desgaste e bom polimento. 

Para otimizar ainda mais a rotina clínica, também desenvolvemos uma resina flow autoadesiva YFlow SA, que dispensa o uso de sistema adesivo prévio. Nossas resinas flow vem com uma seringa com ponta aplicadora específica, o que facilita sua inserção nas cavidades.

Como utilizar as Resinas Flow e melhorar a eficiência clínica?

As resinas fluidas podem otimizar (e muito!) o tempo clínico dispendido para os procedimentos em que seu uso é indicado. Para aplicar a YFlow, é necessário apenas até 5 passos simples. 

1. Limpe a superfície dentária e isole o quadrante a ser restaurado com dique de borracha ou roletes de algodão e sugador, garantindo que as superfícies estejam secas e livres de umidade.

2. Aplique o sistema adesivo prévio de preferência, como o YBond Mono ou o YBond Universal. Se for utilizar a YFlow SA, nossa resina flow autoadesiva, não é necessário o uso do sistema adesivo.

3. Coloque a ponteira aplicadora na seringa da resina flow e dispense o produto diretamente sobre o preparo. Com auxílio de um pincel ou microaplicador descartável deve-se acomodar o produto na cavidade. Não ultrapasse 2mm de espessura!

4. Fotopolimerize o material durante 40 segundos.

5. Por fim, remova o isolamento e realize o acabamento e polimento, bem como o ajuste oclusal se necessário.

Em apenas alguns passos é possível otimizar o procedimento restaurador com alta qualidade e previsibilidade clínica de sucesso.

Referências

[1] Szesz AA, Parreiras S, Martini E, Reis A, Loguercio A. Effect of restorations using a flowable resin composite in non-carious cervical lesions: a systematic review and meta-analysis. Journal of Dentistry. 65:11-21, 2017. 

[2] Shaalan OO, Abou-auf E, Farid A, Zoghby E. Clinical evaluation of flowable resin composite versus conventional resin composite in carious and noncarious lesions: Systematic review and meta-analysis. Journal of Conservative Dentistry 20: 380–385, 2017.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×