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Aprenda a utilizar as redes sociais na odontologia de forma correta
Descubra quais são as vantagens de estar presente nas redes sociais e ainda ensinaremos como utilizar este espaço em benefício do consultório, mas seguindo o Código de Ética Odontológica.
Navegação Rápida

As redes sociais na odontologia se caracterizam como uma estratégia muito eficaz para atrair mais pacientes e melhorar o relacionamento com eles. Assim como outras empresas, uma clínica odontológica precisa marcar sua presença no mundo digital.

Entretanto, existem algumas diferenças na forma como as organizações comerciais utilizam essas plataformas para o modo correto que os estabelecimentos de saúde devem utilizar. No caso das clínicas de odontologia, é preciso seguir as determinações do Conselho Federal para não utilizar esse recurso de forma antiética.

Neste artigo explicaremos quais são as vantagens de estar presente nas redes sociais e ainda ensinaremos como utilizar este espaço em benefício do consultório, mas seguindo o Código de Ética Odontológica. Continue a leitura!

Por que utilizar as redes sociais na odontologia?

Assim como os consumidores dos mais variados tipos de produtos e serviços, o público que procura por procedimentos e tratamentos odontológicos também está presente na internet e faz uso das redes sociais.

É por isso que elas oferecem uma excelente contribuição para fazer a divulgação de clínicas e consultórios, e ainda promovem a conexão e estreitam o relacionamento do profissional com seus pacientes.

Marca presença online mostra que existe a preocupação em acompanhar a modernidade, além de assegurar que os seus serviços serão vistos pelas pessoas certas. Você ocupa o seu lugar no mercado e não fica atrás dos concorrentes, já que eles também procuram pelo público no meio virtual.

A internet, hoje, é o principal meio de pesquisa e busca por informações, e agora também por produtos e serviços. Por isso, até mesmo para interagir com o público que está próximo do seu consultório é importante estar nas redes sociais, para que ele não acabe esquecendo você.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Conforme ressaltado, uma grande parcela da população faz uso das redes sociais para interagir não somente com familiares e amigos, como também com as empresas e produtos que consomem e admiram. Então, as pessoas interessadas nos seus serviços podem ser encontradas nesses espaços.

Sendo assim, ao marcar sua presença nessas plataformas você consegue alcançar diversos benefícios, que vão contribuir para te dar mais credibilidade e autoridade, além de visibilidade. Veja a seguir alguns deles:

Maior abrangência de público

A internet permite que você tenha contato com pessoas de todo o mundo, e é por isso que as redes sociais na odontologia possibilitam abranger um público maior. Mesmo segmentando os pacientes, é possível atingir um número significativo, já que a internet possibilita uma visibilidade mais ampla.

Mais um canal de comunicação

O telefone e o e-mail ainda funcionam muito bem como canais de comunicação entre o consultório e os pacientes, mas, por meio das redes sociais, é possível abrir mais um canal, que não somente vai conectar o seu consultório com pacientes antigos como também possibilitará que novos pacientes tenham mais facilidade para se comunicar com você.

Facilidade para interagir com os pacientes

Não existe um horário específico para o funcionamento das redes sociais, sendo que você pode conferir as suas mensagens mesmo fora do expediente. É por isso que, por meio delas, você consegue interagir melhor com seus pacientes, dando atenção a cada um deles.

Fortalecimento da relação com os pacientes

As redes sociais se caracterizam por transmitirem a sensação de que as pessoas estão mais próximas — é por isso que você pode fortalecer a relação com seus pacientes com esse recurso. Ao dar atenção para eles respondendo suas mensagens, eles sentem que podem contar contigo e que você se importa com aquilo que têm a dizer.

Maior visibilidade para o consultório

Como foi mencionado, as redes sociais na odontologia possibilitam que consultório tenha maior visibilidade em comparação com as campanhas de marketing tradicional. Um grande número de pessoas é atingido e isso fortalece a sua marca.

Presença de mercado

Como os hábitos de consumo e o comportamento das pessoas mudaram com o surgimento da internet e a ascensão das redes sociais, as empresas e profissionais precisam estar no meio virtual para que consigam marcar presença nessa fatia de mercado também.

Geração de autoridade

Realizando um trabalho de conscientização e educação por meio das redes sociais, você consegue gerar maior autoridade para si mesmo. As pessoas perceberão todo o seu preparo e você será reconhecido como um bom profissional, alcançando mais credibilidade.

Marketing por indicação

Não podemos esquecer que nas redes sociais os conteúdos são compartilhados de uma forma muito rápida e fácil. Por isso, elas ajudam no marketing por indicação, quando os pacientes dividem com seus amigos aquilo que acham interessante.

O que postar nas redes sociais?

Você já deve estar imaginando que, apesar de as redes sociais na odontologia trazerem excelentes resultados, não é qualquer coisa que possibilita alcançar os objetivos traçados. Realmente está certo pensar assim.

Para que esse trabalho nas plataformas de relacionamento seja eficaz, de fato, o ideal é que ele seja realizado com foco na conscientização e educação. Dessa forma, existe a valorização do trabalho do odontologista, de modo que as pessoas passarão a compreender a importância dos seus serviços e de cuidar bem da saúde bucal.

Por isso, é interessante que nesses espaços sejam divulgados artigos e vídeos que tragam conteúdos relevantes e úteis. Também podem ser postadas imagens e infográficos com foco educacional ou informativo.

Trazer dicas e recomendações de cuidados é outro formato interessante de postagens para redes sociais na odontologia. Assim, você mostrará para as pessoas como elas podem preservar a sua saúde.

O que não é permitido pelo CFO?

Assim como existem conteúdos adequados para as redes sociais na odontologia, há limitações para utilização desse espaço. Elas seguem as recomendações do Código de Ética Odontológica do Conselho Federal de Odontologia, cujo Capítulo XVI dispõe a respeito do anúncio, propaganda e publicidade.

Nesse contexto, tanto as publicações em redes sociais como outros materiais de marketing não devem conter, entre outros:

  • preços de serviços e ofertas gratuitas;
  • temas que impliquem comercialização;
  • propagandas enganosas ou abusivas;
  • imagens que apresentem antes e depois;
  • técnicas e tratamentos sem comprovação científica;
  • consultas, diagnósticos, tratamentos e resultados clínicos;
  • dados pessoais de pacientes sem a sua autorização.

No contexto geral, publicações em redes sociais, publicidades e propagandas não podem causar nenhum tipo de constrangimento para o público em geral, nem tampouco desvalorizar a profissão. Também não podem quebrar o sigilo profissional ou veicular informações enganosas.

Como gerir as redes sociais do jeito certo?

Ao criar perfis nas redes sociais, o que você não pode se esquecer de que elas não funcionam sozinhas. A intenção desses espaços é promover a interação entre pessoas, por isso, é fundamental que você acompanhe o que está acontecendo e participe, de fato.

A comunicação não será eficiente, nem tampouco a imagem será construída, se você não estiver ativo em seus perfis. Além de postagens constantes, é preciso dar atenção para quem faz comentários e responder as perguntas.

As redes sociais na odontologia precisam ser repletas de empatia, simpatia e carisma, sem deixar de lado a ética e o profissionalismo. O que o seu público precisa ver é que você se importa e está presente, afinal, o intuito é justamente esse: aproximar vocês.

Utilizar as redes sociais na odontologia é uma excelente estratégia para promover a imagem do profissional e possibilitar o crescimento para o seu consultório, mas é preciso utilizá-las do modo correto e fazer a sua devida gestão, para que você consiga alcançar todos os benefícios que elas têm a oferecer.

E para que você tenha melhores resultados, veja este outro artigo que traz um guia sobre o marketing odontológico para colocar em prática sem complicações.

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Patrícia Lameirão

Patrícia Lameirão

Analista de Marketing Yller Biomateriais

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