Checklist para impressão 3D de sucesso na odontologia
Navegação Rápida

O crescente uso da impressão 3D na odontologia trouxe consigo uma promessa de maior precisão, eficiência e personalização dos tratamentos odontológicos. Desde a confecção de próteses dentárias até a elaboração de modelos para cirurgias ortognáticas, a tecnologia 3D tem impactado positivamente a prática clínica, oferecendo soluções mais rápidas e precisas. 

No entanto, para alcançar todo o potencial que a impressão 3D proporciona, é fundamental que o profissional da odontologia adote práticas de controle de qualidade para a realização de todas as etapas do processo. 

É nesse ponto que entra em cena o checklist, uma ferramenta simples, porém essencial, que garante a eficácia e a segurança dos procedimentos realizados. Ao realizar um checklist antes da impressão 3D, o profissional assegura-se de que todos os passos necessários foram seguidos adequadamente, evitando falhas que possam comprometer o resultado final. 

Checklist para sua impressão 3D

O checklist para impressão 3D atua como um guia para padronização dos procedimentos, garantindo que o profissional siga as melhores práticas recomendadas pela indústria e pelas normativas vigentes. 

Dessa forma, não apenas a qualidade do trabalho é elevada, mas também a segurança do paciente é preservada, uma vez que possíveis erros são identificados e corrigidos antes mesmo da produção.

Confira a seguir o que não pode faltar no checklist da sua impressão 3D odontológica de acordo com as recomendações da Dra. Indyara Cerutti, cirurgiã-dentista e mestre em prótese odontológica.

Cheque a voltagem da sua impressora

Antes de ligar a sua impressora na energia, certifique-se de que a voltagem da tomada é a mesma do equipamento. Também é importante destacar que você sempre deve ligar a sua impressora diretamente na rede elétrica, não utilizando extensões ou T, pois esses adaptadores podem fazer com que haja alguma queda de energia ou uma não-constância da sua impressão 3D, comprometendo o resultado final do trabalho. 

Além disso, recomenda-se o uso do nobreak, um equipamento que protege e mantém em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em situações de oscilação ou ausência da rede elétrica. Ele é essencial, pois evita que a impressora pare o trabalho em caso de oscilação ou falta de energia.

Regule os pés da impressora

As impressoras 3D possuem pés reguláveis para melhor adaptação na superfície em que estiver posicionada, já que é comum pequenos desníveis em móveis e bancadas. 

Certifique-se de que esses pés estejam regulados e que eles estejam estáveis sobre a sua bancada para que não ocorra a movimentação do equipamento durante a impressão.

Agite bem a resina seguindo as recomendações do fabricante

Sempre antes de dispensar a sua resina no tanque, agite-a bem para que todos os componentes sejam misturados de forma adequada, garantindo assim uma boa impressão.

Certifique-se que o ambiente esteja na temperatura adequada

Para resultados mais consistentes, é importante manter a impressora em temperatura ambiente controlada, de acordo com a bula e as instruções do fabricante da impressora. Por isso, sempre leia atentamente o manual antes de iniciar as impressões.

Verifique a integridade do FEP

Antes de iniciar a sua impressão, verifique se o FEP (película de plástico super transparente utilizada em impressoras 3D de resina) está em boas condições. Isso significa que ela deve estar bem esticada, translúcida, sem nada preso em sua superfície ou com nenhum orifício que possa fazer com que haja extravasamento da resina para o LCD ou para o seu projetor.

Analise a plataforma e o eixo Z

Examine também a plataforma da impressora. Para um procedimento adequado ela deve estar bem limpa e sem resquícios de impressões anteriores. Além disso, certifique-se de que ela faça o encaixe correto no eixo Z e que ela esteja bem firme no seu eixo.

Proteja-se com os EPIs necessários

Para sua segurança, é importante que durante todo este processo você esteja utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Assista a websérie Descomplicando a impressão 3D!

Esperamos que tenha gostado das dicas! Seguindo esse checklist acima certamente você terá suas impressões com mais previsibilidade e qualidade.

Para se manter informado com todos os detalhes que te ajudarão a obter mais sucesso nos procedimentos de impressão 3D, te convidamos a assistir a websérie completa sobre o assunto “Descomplicando a impressão 3D!” que está disponível gratuitamente no canal do YouTube da Yller, clicando aqui!

Na websérie você poderá conferir com mais detalhes as recomendações sobre checklist além de outros oito vídeos exclusivos sobre parâmetros, segurança, tecnologias disponíveis, falhas comuns, cuidados na pós-impressão e muito mais!

Picture of Yller Biomateriais

Yller Biomateriais

Deixe um comentário