Placas oclusais são bastante utilizadas em Odontologia como abordagem terapêutica em casos de dor miofascial relacionada ao bruxismo, desarmonia oclusal e diversos distúrbios das articulações temporomandibulares (ATMs). Esses dispositivos servem como um plano que impede ou evita interferências dentárias, fazendo com que todos os contatos ocluam uniformemente, levando a um estado mais equilibrado ou funcional entre mandíbulas, discos e musculatura. E essa é mais uma modalidade de tratamento possível de ser otimizada através da tecnologia de impressão 3D!
A impressão 3D otimizando a confecção de placas oclusais
Convencionalmente, para a confecção de uma placa oclusal miorrelaxante é necessária uma moldagem para a obtenção de um modelo. Utilizando a impressão 3D essas etapas prévias poderiam ser mantidas, digitalizando o modelo de gesso. Outra possibilidade, trabalhando dentro de um fluxo digital, é escanear diretamente a boca do paciente e obter as imagens intraorais em 3D digitalmente, dispensando a moldagem e o modelo de gesso. Cada profissional pode decidir qual das opções fica mais conveniente dentro de sua realidade. Na confecção convencional de uma placa oclusal miorrelaxante a etapa seguinte seria enviar esse modelo para o laboratório. Somente após a confecção da placa esta seria enviada de volta ao consultório. Ou seja, no mínimo duas consultas seriam necessárias para a entrega do dispositivo oclusal.

Imagine agora se fosse possível confeccionar a placa oclusal no mesmo dia para o paciente? Quanto tempo clínico seria poupado! Pois essa possibilidade já é realidade graças à impressão 3D. Após obter os dados anatômicos do paciente (moldagem ou escaneamento) é possível realizar o planejamento da placa oclusal no software do computador e em seguida imprimir a placa no próprio consultório. Sem precisar aguardar o tempo de envio ao laboratório. No mesmo dia!
Tal realidade é possível graças ao desenvolvimento de impressoras 3D de baixo custo e com alta precisão, juntamente com o avanço dos softwares de planejamento de tratamento odontológico de plataforma aberta, que agora permitem que vários dispositivos como placas oclusais, restaurações provisórias e até guias cirúrgicos sejam convenientemente projetados e impressos de forma econômica no consultório.
Como é feita a placa oclusal por impressão 3D?
Seja a partir de um molde convencional ou a partir de imagem de scan 3D, os princípios de um bom registro devem ser respeitados para garantir que a placa obtida seja precisa. Logo, um bom material de moldagem, preferencialmente um
silicone de adição, como os da Linha Scan da Yller, deve ser utilizado. Caso o dentista já esteja trabalhando com um fluxo totalmente digital, é preciso da mesma forma verificar se a imagem de scan 3D obtida não apresenta falhas, especialmente na região interproximal, e se a oclusão e pontos de contato estão corretos. Os arquivos digitais são então analisados no software onde a placa pode ser projetada conforme as especificações clínicas de cada paciente.
Porém, de nada adianta somente a qualidade e precisão alcançadas através desse tipo de manufatura se for necessário muito tempo para que uma placa fique pronta para ser entregue ao paciente. Eis a grande vantagem da impressão 3D: leva aproximadamente 50 minutos para imprimir uma placa oclusal. Esse tempo pode variar conforme o modelo da impressora. É possível realizar outros procedimentos com o paciente na cadeira enquanto a placa está sendo impressa e, já ao final da mesma consulta, instalar a placa e fazer os ajustes em boca!
Acompanhando essa tendência digital, a Yller inova ao trazer ao mercado a Cosmos Splint, uma resina para impressão 3D desenvolvida especificamente para a confecção de placas oclusais miorrelaxantes. Ela é incolor, livres de acrilatos, o que faz com que possua menor toxicidade e menor odor que outras resinas para impressões disponíveis atualmente, sendo biocompatível. Tem excelente união entre as camadas de impressão resultando em excelente qualidade de impressão, resistência e estabilidade dimensional. Outra vantagem está no seu processamento, pois apresenta baixa viscosidade, facilitando a limpeza do equipamento, e são resinas com alta velocidade de polimerização (Mais detalhes sobre “Como escolher a melhor resina para impressão 3D” aqui!).
A impressão 3D veio para melhorar a comunicação entre paciente, dentista e técnico, trazendo otimização dos procedimentos, a possibilidade de repetições com facilidade e melhores resultados para o paciente. Saiba mais sobre impressão 3D em outras postagens disponíveis no Blog da Yller!