Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Conheça 5 benefícios da impressão 3D na odontologia
Você sabe quais são os benefícios alcançados com o uso da impressão 3D na odontologia? Então confira alguns deles e saiba por que você deveria oferecer essa tecnologia em seu consultório.
Navegação Rápida

A impressão 3D é uma tecnologia muito utilizada pelo setor industrial para confecção de peças, objetos e produtos diversos, inclusive alimentos. Mas o setor de saúde também se beneficia com ela para a confecção de próteses, por exemplo.

Este recurso possibilita desenvolver peças que acompanham a anatomia e características individuais de cada paciente. Sendo assim, os tratamentos são mais assertivos e promovem resultados superiores.

Todas essas vantagens também podem ser usufruídas na Odontologia, porque a impressão 3D já chegou a este setor, trazendo vantagens para profissionais e pacientes. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue lendo para conhecer as aplicações dessa tecnologia nos tratamentos odontológicos e os benefícios que ela proporciona.

Aplicações da impressão 3D na Odontologia

Antes de apresentar os vários benefícios que a impressão 3D traz para o setor odontológico, é interessante falarmos sobre as suas diversas aplicações. Afinal, as peças produzidas por meio desta tecnologia garantem funcionalidade e estética de alta qualidade.

Ela tem se popularizado entre os profissionais deste ramo porque para confecção de próteses, implantes e aparelhos ortodônticos, por exemplo, é essencial o máximo de detalhamento e perfeição.

A explicação se dá no fato de que é necessário que eles se encaixem perfeitamente na arcada dentária do paciente. Dessa forma, garantimos o cuidado com a sua saúde bucal, a proteção das estruturas e também um visual mais discreto e próximo ao natural.

A impressão 3D na odontologia é utilizada para:

  • restauração dentária;
  • confecção de implantes;
  • fabricação de próteses fixas e móveis;
  • confecção de modelos para alinhadores invisíveis;
  • fabricação de mockups;
  • confecção de facetas e lentes de contato;
  • desenvolvimento de guias cirúrgicos.

Assim, o profissional consegue planejar o tratamento e executá-lo com mais qualidade, porque é possível, antes, fazer a prova das peças que serão confeccionadas no material final, alcançando resultados mais naturais e com alta qualidade.

A seguir, veja alguns dos vários benefícios que essa tecnologia oferece.

1. Oferta de produtos com alta precisão

Antes de a impressão 3D ser utilizada na Odontologia para fabricação e confecção de peças e dispositivos, eram utilizados como base modelos físicos da boca do paciente. Embora eficazes, esses recursos não permitiam um detalhamento fiel da anatomia, por isso, era comum a necessidade de ajustes.

Mas, com essa nova tecnologia, são captadas imagens digitais da boca do paciente para que suas características e singularidades sejam estudadas nos mínimos detalhes. Com ajuda de softwares, o dentista faz o planejamento do tratamento, projetando as peças para que elas se encaixem perfeitamente na boca do paciente.

Com isso, há maior qualidade nos produtos ofertados, sendo que eles apresentam um alto grau de precisão. Assim, os ajustes praticamente não são necessários e todas as necessidades do paciente são atendidas com exatidão, porque o projeto é totalmente fiel à sua anatomia, ao aspecto dos seus dentes e seus traços fisionômicos.

2. Aumento da produtividade do consultório

Como as peças e dispositivos fabricados por impressão 3D praticamente não precisam de ajustes, o tratamento é encerrado em um tempo menor. São necessárias poucas consultas para finalização dele, o que aumenta a produtividade do consultório.

E não é só isso: como o projeto é feito a partir de imagens digitais, todo o processo se torna muito mais dinâmico, sem a necessidade da logística exigida para confecção de modelos físicos.

Como todo o material está no computador, isso facilita a comunicação com o laboratório de próteses, caso a impressora 3D não esteja no consultório. As peças ficam prontas em pouco tempo, o que também impacta positivamente a produtividade.

3. Maior rentabilidade

Em função da alta qualidade e precisão das peças odontológicas confeccionadas em impressão 3D o valor desses produtos é superior àquele dos tradicionais. Afinal, essa tecnologia traz diversas vantagens e benefícios distintos para o paciente, valorizando o trabalho do dentista.

Assim, você pode trabalhar com uma precificação maior para diferenciar esse serviço dos demais. E a sua rentabilidade também aumenta porque, como dito, a produtividade do consultório melhora, possibilitando o atendimento de um maior número de pacientes.

Além disso, a quantidade de insumos e materiais utilizados para tratamentos e procedimentos que usam a impressão 3D é menor do que para os convencionais. Então, existe a economia deles, favorecendo o retorno obtido.

4. Destaque no mercado

As pessoas têm pressa de solucionar os problemas e encontrar soluções para aquilo que as incomoda. Por isso, estão sempre em busca de empresas e profissionais que ofereçam para elas o que precisam, em um tempo menor, mas sem perder a qualidade.

Sendo assim, odontologistas que utilizam em seu consultório a tecnologia de impressão 3D conseguem destacar-se no mercado com um diferencial. Eles têm algo mais para oferecer ao público, o que coloca em evidência os seus serviços.

Desse modo têm a preferência das pessoas que desejam procedimentos mais dinâmicos e que tragam vantagens e benefícios superiores. Além de credibilidade no mercado, o profissional que trabalha com impressão 3D pode aumentar o seu número de clientes, pois atinge um público diferenciado.

5. Satisfação do paciente

A impressão 3D trouxe diversas vantagens para os pacientes, já que por meio dela são confeccionados peças e produtos que atendem perfeitamente as suas necessidades. Isso é percebido tanto na questão funcional como estética.

Essa tecnologia permite utilizar materiais muito mais próximos ao aspecto natural dos dentes e a riqueza de detalhes é superior, permitindo valorizar ainda mais o sorriso. O tratamento se torna muito discreto e os produtos apresentam uma durabilidade maior também.

Como o paciente tem a oportunidade de visualizar os resultados para aprová-los ou não, esse é outro fator que eleva a sua satisfação. Dessa forma, o dentista ganha a sua confiança e admiração pelo bom atendimento prestado. Além de promover a fidelização dessa pessoa, também pode ter nela um parceiro para indicações de novos pacientes.

Como você pôde ver, a impressão 3D é uma tecnologia que traz diversas vantagens para você como profissional, para o seu consultório e pacientes. Por isso, é muito importante estar sempre atento às novidades do mercado odontológico e aplicá-las em seus procedimentos e atendimentos, aumentando a qualidade deles para ter um diferencial.

Você sabia que os produtos utilizados podem impactar a qualidade da impressão 3D? Confira neste outro artigo como escolher a melhor resina para confeccionar peças ainda melhores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais

Deixe um comentário