Conheça as 6 tecnologias que estão em alta na odontologia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma das melhores formas de melhorar a qualidade do atendimento em seu consultório e fidelizar pacientes é ficar atento às tecnologias em alta na odontologia. Dessa forma, é possível manter-se atualizado e modernizar a estrutura da clínica e os procedimentos de rotina.

Diversos aspectos podem ser melhorados por meio das tecnologias, sendo que elas otimizam desde o agendamento de consultas até as cirurgias mais complexas. Com isso, a produtividade é aumentada, minimizando as chances de erros e alcançando resultados ainda melhores, o que assegura a satisfação dos pacientes.

Preparamos este artigo para apresentar a você alguns recursos tecnológicos que são interessantes e deveriam fazer parte do dia a dia do seu consultório. Continue lendo e veja como desfrutar dos benefícios que essas inovações têm a oferecer.

1. Sistemas de gestão integrada

Os sistemas de gestão integrada são softwares que permitem reunir dados e informações dos procedimentos de rotina da clínica em um só lugar. Por meio deles é possível fazer o controle financeiro, do estoque, das consultas, de exames, entre outros.

Estão entre as tecnologias em alta na odontologia e também em outros ramos de atuação. Isso porque fica mais fácil gerenciar todos os setores de um negócio de modo que dados e informações são introduzidos de forma automatizada, minimizando as chances de erro.

Além disso, esses sistemas podem ser acessados remotamente e ainda possibilitam a melhor interação entre os profissionais e colaboradores. Os processos são otimizados e reduzimos a quantidade de arquivos em papel.

Essa é uma vantagem que possibilita fazer economia de materiais de escritório e também de espaço. Sem falar que há chances de perdas, extravios e danos aos documentos são minimizadas, já que eles estarão em meio digital. 

2. Canais de comunicação

Os canais de comunicação precisam ser citados como tecnologias em alta na odontologia porque eles facilitam interagir com os pacientes e manter uma relação mais saudável com eles. Assim, sentem-se satisfeitos com a atenção recebida e acabam fidelizados.

É importante que você disponibilize diversas opções para que as pessoas entrem em contato com seu consultório. Não se esqueça de que os aplicativos são muito utilizados hoje em dia pela maioria das pessoas, por isso, você precisa se adaptar a essa realidade também.

A dificuldade para enviar mensagens e esclarecer dúvidas provoca desinteresse do seu público-alvo, que vai preferir os consultórios que oferecem essa opção. Então, para não perder mercado e facilitar a comunicação, disponibilize canais diferentes, divulgue-os e esteja sempre atento às mensagens recebidas.

3. Prontuário eletrônico

Se você ainda faz o controle de dados e informações dos seus pacientes por meio de fichas em papel, é hora de repensar essa prática. Uma das tecnologias em alta na odontologia e em outras áreas de saúde são os prontuários eletrônicos, que mantêm todos os documentos dos pacientes em meio digital.

A adoção desse sistema permite que você consiga manter um arquivo extenso ocupando praticamente nenhum espaço físico, já que ele permanece no computador.

Mas não é somente essa economia de papel e espaço que o prontuário eletrônico tem como vantagem. Por meio dele fica muito mais fácil inserir e modificar dados cadastrais. Tudo fica reunido em um só lugar, possibilitando ter acesso não só a informações pessoais como também procedimentos já realizados, exames, diagnósticos e outras particularidades de cada caso.

Além de todo esse relatório, que possibilita fazer uma análise completa do histórico clínico do paciente, também é possível acessar de uma forma muito mais fácil. O sistema é integrado, então, tanto os atendentes como você têm acesso a ele nos computadores da clínica.

Não é preciso se preocupar em procurar no arquivo a ficha de cada paciente, nem correr o risco de acontecerem extravios e danos aos papéis. Analisar cada caso ficará mais simples, bem como acompanhar a evolução dos tratamentos realizados.

4. Escaneamento intraoral

Diversos tratamentos odontológicos são realizados com base em moldes da boca do paciente. Pelo método convencional eles são feitos com gesso, reproduzindo a arcada dentária. Mas existe uma forma muito mais fácil de conhecer as características da estrutura bucal das pessoas.

Para isso utilizamos uma das tecnologias em alta na odontologia, que é o escaneamento intraoral. Ele é realizado com o auxílio de um equipamento que captura imagens muito detalhadas da cavidade oral e que são enviadas diretamente para um computador.

O scanner intraoral registra o formato dos dentes, seu tamanho, tonalidade, assimetrias, desalinhamentos, entre outras várias singularidades que são fundamentais de serem conhecidas para fazer o planejamento do tratamento.

Essas imagens enviadas para o computador são trabalhadas por um software que possibilita fazer um molde diretamente em meio digital. Depois ele será impresso em material apropriado para ter a peça física.

Por meio dessa tecnologia temos uma grande economia de insumos, tempo e espaço. É possível fazer tudo em um prazo curto, com mais conforto para o paciente e sem a necessidade de várias consultas. Além disso, as chances de erros e refações reduzem muito, já que as imagens são totalmente fiéis.

Além disso, o scanner possibilita ver com mais clareza problemas odontológicos e sua extensão. Assim, o profissional tem maior facilidade para indicar tratamentos e procedimentos conforme a necessidade de cada paciente.

5. Tecnologia CAD/CAM 3D

A impressão 3D é utilizada há bastante tempo em outros ramos de atuação e agora elas também facilitam o trabalho dos dentistas. Associada ao uso do scanner intraoral, a tecnologia CAD/CAM 3D possibilita a criação de moldes e próteses com reprodução fiel da anatomia da arcada dentária de cada paciente.

Depois de capturadas as imagens com o auxílio do scanner e enviadas para o computador, o software desenvolve o projeto para que o tratamento seja realizado. Nesse caso podem ser próteses, implantes e também alinhadores invisíveis.

Os dados e informações são transmitidos para a impressora 3D, que modela o material de acordo com o projeto digital. Com a devida calibragem do equipamento, são alcançados resultados precisos que ajudam a fazer provas sem a necessidade de confeccionar a peça final.

Por meio dessa tecnologia fica mais fácil planejar os resultados finais do tratamento, tendo total participação do paciente. Isso porque ele pode colocar a opinião dele e acompanhar o desenvolvimento do projeto, aumentando a satisfação.

6. Cirurgia guiada

A cirurgia guiada é uma das tecnologias em alta na odontologia mais interessantes para o implantodontista. Isso porque ela permite que o procedimento seja realizado com maior segurança e ampliando as chances de sucesso.

Para que seja executada, são feitas capturas de imagem por meio do scanner intraoral e de exames de tomografia, com o intuito de conhecer as características anatômicas de cada paciente.

Com o auxílio de softwares de planejamento, essas imagens são combinadas e podem ser trabalhadas no computador, de modo que seja possível conhecer, por exemplo, a espessura da gengiva, a posição dos dentes, a anatomia dos ossos, entre outros detalhes.

Depois, a cirurgia é feita de forma virtual para que ela seja planejada, com o intuito de evitar cortes desnecessários ou acidentes que possam trazer complicações. Após planejar o procedimento dessa forma, o resultado final é transmitido para a impressora.

Ela produz um guia cirúrgico e os implantes são instalados na posição planejada em meio digital. Assim, eles são posicionados no lugar certo, facilitando o pós-operatório e valorizando a estética do sorriso.

Diversas tecnologias em alta na odontologia são essenciais para prestar um atendimento de qualidade. E ainda existem muitas outras, como o ultrassom cirúrgico, a radiografia digital e kits cirúrgicos universais. É importante conhecê-los para realizar procedimentos bem-sucedidos, aumentando a satisfação dos seus pacientes e a sua credibilidade como profissional.

Quer aprender mais sobre tecnologia na odontologia? Então confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre fluxo digital.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×