Descubra como escolher a melhor resina para impressão 3D
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Novas tecnologias também são utilizadas no ramo da odontologia para facilitar o trabalho dos profissionais. Esse é o caso da resina para impressão 3D e da própria impressora. Esses dois instrumentos possibilitam maior rapidez e segurança aos tratamentos oferecidos.

Porém, para que o profissional e seus pacientes de fato alcancem os benefícios propostos por essa técnica, é fundamental escolher uma resina de boa qualidade. Isso porque ela está diretamente ligada à fidelidade ao planejamento do tratamento.

Neste artigo, explicaremos melhor a importância de optar por um material de boa qualidade e ainda apresentaremos para você a resina para impressão 3D Cosmos. Continue lendo para saber como optar pelo material ideal para o seu trabalho.

Por que é importante escolher a melhor resina para impressão 3D?

A utilização de resina para impressão 3D tem o intuito de facilitar os tratamentos realizados em consultórios odontológicos. Dessa forma, é possível atingir melhores resultados fazendo um bom planejamento e ainda aumentando a produtividade e reduzindo as chances de erros.

Porém, para que se consiga alcançar esses objetivos com sucesso, é fundamental escolher uma resina que tenha boa qualidade. Afinal, ela é um material extremamente instável, em função da sua alta reatividade à luz.

Quando há luz em excesso, podem surgir lascas no material e, quando ela é insuficiente, rachaduras ou trincas se formam na superfície após a impressão e cura. Por isso, além de calibrar a quantidade ideal de luz, é fundamental utilizar uma resina de boa qualidade, para não perder todo o trabalho realizado e ter o máximo de fidelidade ao arquivo digital. Clique no botão e saiba mais sobre o fluxo digital na odontologia.T

Quais os impactos da qualidade da resina no trabalho do dentista?

Ao optar por uma resina para impressão 3D de boa qualidade, o dentista consegue ter mais produtividade nos procedimentos que realiza em seu consultório. Isso porque ela oferece um excelente suporte para o seu desempenho, minimizando erros, tornando os processos mais práticos e evitando repetições.

As resinas que têm o kit de pigmentos, por exemplo, são muito versáteis, porque podem ser coloridas. Assim, elas permitem que o profissional tenha uma grande diversidade de peças estéticas, facilitando muito a impressão 3D.

Outros benefícios das resinas de boa qualidade são a sua resistência e dureza, características fundamentais tanto para resina clean, que é utilizada em placas miorrelaxantes, como para aquelas para próteses provisórias. É fundamental estar atento a esses quesitos, para que as peças impressas não apresentem fraturas ou desgastes atípicos.

Quando elas são precisas, como no caso das resinas Castable, o profissional também consegue garantir uma boa adaptação das peças. Isso evita que haja problemas durante o processo laboratorial, que exigiriam repetições, causando atrasos.

Por isso, a qualidade da resina para impressão 3D tanto possibilita que o profissional tenha um melhor desempenho, produzindo peças sem falhas e fiéis aos arquivos digitais, como também evita que haja perdas tanto no tempo como de materiais.

Como a qualidade afeta a satisfação dos clientes?

Ospacientes sempre desejam que os tratamentos durem o menor tempo possível. Além disso, também querem total fidelidade ao planejamento realizado, para que, de fato, alcancem os benefícios que esperam.

Para que o profissional consiga deixá-los satisfeitos, é fundamental utilizar resinas de boa qualidade, com o intuito de tornar o seu trabalho mais rápido e eficaz. O aumento da produtividade e a fidelidade aos arquivos digitais possibilitam alcançar esse objetivo.

A qualidade da resina escolhida, como dito, também minimiza as chances de problemas na peça impressa. Sendo assim, como não há atrasos nem a necessidade de repetições, o paciente também fica satisfeito por perceber o bom andamento dos processos.

O que avaliar para escolher a resina ideal?

Existem diversas marcas de resina paraimpressão 3D no mercado, sendo que algumas são importadas, mas há aquelas de fabricação nacional cujo custo-benefício é muito mais atrativo. Porém, em meio a tantas opções, como escolher a ideal?

Para saber por qual delas optar, é importante observar algumas questões que ajudam a avaliar a qualidade do material. O primeiro ponto é a embalagem, que precisa estar adequada com o devido selamento e lacre. O recipiente deve ser opaco, e o design precisa facilitar o manuseio e o armazenamento do produto.

Também é importante estar atento ao odor da resina, porque, quando ele é muito marcante, pode comprometer o ambiente de uma clínica que tenha dimensões menores. No caso da resina Cosmos, por exemplo, o cheiro fica restrito aos arredores da impressora 3D, tornando a experiência mais positiva.

A reprodutibilidade dos parâmetros de impressão também deve ser avaliada. É importante que diferentes lotes de resina não tenham comportamentos distintos quando os parâmetros de impressão são os mesmos.

De toda forma, é fundamental sempre testar os lotes adquiridos, para que se tenha qualidade nos trabalhos impressos. Isso em especial para peças mais finas, como os padrões de fundição/injeção e os mockups motivacionais.

Essas características facilitam muito o trabalho do dentista no dia a dia, já que impactam diretamente o seu trabalho. Se não forem positivas, provocam uma experiência negativa tanto para o profissional como para seu paciente.

Por que optar pela resina para impressão 3D Cosmos?

A resina para impressão 3D Cosmos é um produto da Yller, empresa experiente em resinosos que produz materiais com excelente qualidade, que garantem a segurança dos pacientes, além de facilitarem o trabalho do profissional.

A equipe de P&D da Yller trabalha sob o comando de Fabrício Ogliari, um profissional cuja autoridade é reconhecida na comunidade científica internacional. Ele é um dos poucos no Brasil capazes de associar a qualidade das resinas à segurança dos tratamentos para os pacientes.

Não podemos esquecer que os materiais intraorais precisam ser muito bem escolhidos, para que não causem impactos negativos para a saúde bucal ou orgânica das pessoas. Essa é uma grande responsabilidade que cabe ao cirurgião-dentista, porque ele é quem responde aos efeitos benéficos ou maléficos do tratamento, inclusive em meios legais.

Por isso, a utilização da resina Cosmos além de garantir mais praticidade e qualidade no trabalho do dentista, em função do seu excelente comportamento laboratorial, também permite que o profissional e seus pacientes tenham uma ótima experiência.

Além de tudo isso, a Yller é uma empresa nacional, sendo que os seus produtos podem oferecer um excelente custo-benefício ao profissional que opta por eles. Assim, a resina para impressão 3D Cosmos reúne, no mesmo produto, qualidade, segurança e menor investimento.

Afinal, seu processo de produção respeita todos os critérios da normativa ISO 13485 e ainda conta com oligômero exclusivo, sintetizado pela Yller. E para que o profissional não tenha problemas com lotes diferentes da resina, cada um deles é intensamente testado em diferentes impressoras, para que sua reprodutibilidade não sofra variações.

Como adquirir a resina Cosmos?

A aquisição da resina para impressão 3D Cosmos não é complicada. O profissional pode optar por adquiri-la com um dos parceiros de revenda da Yller. Lembrando que todos eles são habilitados para comercializar os produtos da empresa.

Mas também é possível encontrar a Cosmos diretamente no site da Yller. Além de ter acesso a diferentes opções dessa resina, você pode conversar com um consultor para esclarecer dúvidas sobre o produto ou as formas de adquiri-lo.

Para que o dentista pode desempenhar um bom trabalho, além de ter todo o conhecimento e preparo para isso, ele precisa de bons equipamentos e materiais de qualidade. Por esse motivo, sempre escolha com cautela seus instrumentos de trabalho, a fim de aumentar a sua produtividade, alcançar melhores resultados e obter a satisfação total dos seus pacientes.

Quer saber mais a respeito de resinas para impressão 3D ou esclarecer dúvidas sobre a Cosmos? Então entre em contato conosco e converse com a equipe da Yller.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
postagens recentes
Impressão 3D
Johnny Santana

Dicas YLLER: Como obter sucesso na sua impressão 3D.

Cada vez mais encontramos a tecnologia presente na odontologia e o uso das impressoras 3D é crescente. Portanto, se você tem dúvidas de como realizar todo o processo de impressão 3D corretamente, aqui separamos alguns passos muito importantes para que tudo ocorra com sucesso. Leia!

Confira

Deixe uma resposta

×