Materiais odontológicos: como escolher os melhores fornecedores?
Neste artigo, listamos alguns fatores que devem ser considerados na hora de optar pelo fornecedor de materiais odontológicos. Continue lendo para saber quais são eles e tomar a decisão certa para o seu consultório e seus pacientes.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp


Para que o dentista possa prestar um bom atendimento aos seus pacientes, além da formação, conhecimento e experiência, ele também precisa contar com bons materiais odontológicos. São os seus equipamentos que facilitam a aplicação dos procedimentos e tornam os métodos mais seguros e eficazes.

Os resultados também dependem dos materiais escolhidos, sendo que alguns apresentam um melhor desempenho do que outros, favorecendo os detalhes e alcançando a satisfação do paciente. Por isso, a escolha de um fornecedor deve ser feita com cautela.

Neste artigo, listamos alguns fatores que devem ser considerados na hora de optar pelo fornecedor de materiais odontológicos. Continue lendo para saber quais são eles e tomar a decisão certa para o seu consultório e seus pacientes.

1. confira a reputação da empresa no mercado.

Uma boa empresa não tem somente divulgação no mercado, mas também alcança uma boa reputação, adquirindo credibilidade e confiança. Por isso, na hora de escolher os seus materiais odontológicos, tenha o cuidado de não optar por marcas com mais destaque do que qualidade.

O feedback de profissionais respeitados é uma boa base para que você saiba se a empresa que está pensando ter como fornecedora de fato tem uma boa reputação. Afinal, a opinião de especialistas e de quem já usou os produtos possibilita conhecer um pouco da qualidade, sem a necessidade de experimentar.

Além disso, as melhores empresas ganham reconhecimento nacional e internacional pelo seu comprometimento em oferecer para os profissionais os melhores equipamentos e materiais. Então, outra forma de conhecer a sua credibilidade é saber se a marca já recebeu prêmios ou certificados que atestem a sua perícia.

2. analise a qualidade dos materiais odontológicos oferecidos.

Existem três formas de conhecer a qualidade dos materiais odontológicos oferecidos por um determinado fornecedor. Um deles já foi citado, que é pesquisar a respeito da opinião de especialistas no assunto, bem como outros profissionais que já tenham utilizado a marca em seu consultório.

A outra forma é estudar os produtos oferecidos observando os materiais utilizados, a composição das substâncias e a forma como são fabricados. Embora esse seja um método mais detalhado e minucioso, é uma ótima maneira de conhecer maiores informações técnicas sobre a marca.

Por fim, você pode entrar em contato com a empresa para saber se é possível obter uma amostra para experimentação. Em alguns casos, você conseguirá fazer esse teste com produtos oferecidos pelo fabricante; em outros, será necessário fazer a aquisição para então definir se o material atende ao que você precisa.

3. saiba se há disponibilidade constante

O seu fornecedor de materiais odontológicos também precisa garantir a você a disponibilidade constante dos produtos que ele comercializa. Afinal, quando for necessário repor, não é conveniente encontrar dificuldade para adquirir novos lotes.

Então, procure se informar se a empresa mantém a produção contínua e o abastecimento constante do mercado. Não se esqueça de analisar também a logística praticada por ela, para que você não tenha um tempo de defasagem entre o término de alguns materiais e a chegada dos novos.

Esses contratempos causam atrasos para o seu atendimento, aumentando o tempo de tratamento e reduzindo a satisfação dos pacientes. A atuação do fornecedor tem impacto direto na rotina do seu consultório, sendo assim, o modo como ele trabalha precisa estar de acordo com aquilo que você necessita.

4. informe-se sobre investimentos em inovação e tecnologia

Em todas as áreas de conhecimento e atuação, inovações são apresentadas com o intuito de tornar as rotinas e procedimentos cada vez mais práticos e eficazes. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade sem perder em qualidade, e até mesmo alcançar resultados cada vez melhores.

Com base nisso, procure saber se o seu fornecedor de materiais odontológicos tem essa preocupação de buscar inovações e tecnologias para aplicar nos produtos que oferece. Isso mostra que a empresa não permanece estagnada.

Lembrando que essa questão é fundamental para o bom atendimento dos seus pacientes. Afinal, quando os materiais utilizados evoluem, fica mais fácil para você atender as necessidades das pessoas que chegam ao seu consultório, o que aumenta a sua credibilidade e profissionalismo.

5. avalie o atendimento e o relacionamento com as clínicas

Não se esqueça de que você também é um consumidor e, como tal, precisa ter os seus direitos assegurados, bem como receber um bom atendimento e atenção do seu fornecedor. Então, um dos fatores que você deve considerar para escolher o seu fornecedor de materiais odontológicos é a forma como a empresa se relaciona com os clientes.

Além da satisfação daqueles que já trabalham com essa marca, procure saber, também, sobre os canais de comunicação disponibilizados, a forma como o atendimento é feito e como problemas e impasses são solucionados quando acontecem.

Esse fator é fundamental para que você tenha suas dúvidas esclarecidas, possa fazer observações, pedidos e solicitar assessoria quando necessário. Um bom atendimento e relacionamento com as clínicas faz toda a diferença, porque demonstra a preocupação da empresa em alcançar a sua satisfação como consumidor..

6. veja se há compromisso com seu sucesso e desenvolvimento

Um bom fornecedor de materiais odontológicos não tentará vender para você todas as opções que ele tem em seu catálogo. Na verdade, ele procura conhecer as suas necessidades ou problemas para indicar aquilo que melhor atenda ao que você precisa.

Essa característica mostra que existe um compromisso da empresa com o seu sucesso e desenvolvimento. Esse é um fator importantíssimo, porque indica que a organização não vê você como número ou cifrão, mas como um profissional que merece respeito, que confia em seus produtos e espera ser bem atendido.

Quando existe essa preocupação por parte do fornecedor, forma-se uma parceria de sucesso, afinal, você pode confiar na marca e seus representantes, sabendo que estarão sempre prontos para ajudá-lo a encontrar as soluções que melhor atendam as rotinas do seu consultório.

Ter um bom fornecedor de materiais odontológicos é essencial para o sucesso do seu trabalho. Além de qualidade, você também precisa de disponibilidade, tecnologia e suporte, e uma boa empresa oferece tudo isso, garantindo o seu bom desempenho como profissional para alcançar mais credibilidade, de modo que haja segurança e satisfação para os seus pacientes.

Precisa de mais detalhes para escolher um bom fornecedor? Então entre em contato conosco, nós podemos ajudar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×