O sonho virou realidade: A Era dos Dentes impressos em 3D!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um dos maiores desejos dos dentistas sempre foi a possibilidade de imprimir dentes em 3D com facilidade e praticidade, e a possibilidade de reimpressão caso necessário. Nos últimos anos o sonho virou realidade, e cada vez mais a tecnologia avança para facilitar a rotina clínica. 

Você já viu que é possível imprimir dentes em 3D no nosso post anterior. A Yller tem trabalhado intensamente nos últimos anos para tornar o sonho da impressão 3D realidade, e difundir essa tecnologia ainda mais. Nesse post iremos abordar se é possível imprimir os dentes com a qualidade almejada, e já antecipando a resposta: SIM, é possível!

Adaptação marginal e interna: é possível alcançar com dentes impressos?

Assim como no caso de uma coroa ou restauração manufaturada convencionalmente, a correta adaptação de um dente impresso em 3D depende do planejamento realizado para o caso. O escaneamento do preparo pode ser realizado a partir de um modelo de gesso ou diretamente na boca. O dentista deve avaliar criticamente se o registro foi adequado ou se é necessário repetir o escaneamento. Tal etapa é primordial, pois similar ao que ocorre em uma moldagem, se o escaneamento for falho, não é possível obter uma restauração ou coroa bem adaptada ao final.

Um estudo recente comparou a adaptação marginal e interna de restaurações provisórias fabricadas por impressão 3D ou CAD CAM. Eles observaram que os métodos de fabricação influenciaram o ajuste das restaurações, com as restaurações impressas em 3D exibindo menor diferença marginal e interna do que restaurações usinadas. O estudo concluiu que a impressão em 3D se mostrou um método de fabricação alternativo, comparável ao das restaurações usinadas¹.

E a resistência?

Os mesmos princípios biomecânicos do preparo dental devem ser considerados na confecção de uma restauração provisória ou coroa impressa em 3D a fim de obter um resultado satisfatório funcional e mecanicamente. Com base em um estudo prévio do caso, realizado com o suporte de exames e imagens digitais, o dentista pode realizar o planejamento do tratamento com o auxílio de um software, podendo, inclusive, imprimir modelos para estudo, análise e teste. Assim, um paciente que necessite de reabilitação oral pode testar a nova restauração ou coroa antes de dar continuidade ao tratamento, com o intuito de ter certeza de sua satisfação com o resultado final. 

As resinas Cosmos Temp, da Yller, foram desenvolvidas para apresentar a excelência em impressão que os dentistas desejam para impressão 3D de provisórios, com propriedades mecânicas e funcionais adequadas. Elas apresentam excelente união entre as camadas de impressão, evitando a ocorrência de delaminação sob tensão, resultando em excelente qualidade de impressão, resistência e estabilidade dimensional. Além disso, as resinas da Yller apresentam uma série de outras propriedades que facilitam teu uso, como baixa viscosidade, o que facilita a limpeza do equipamento, e são resinas com alta velocidade de polimerização (Mais detalhes sobre “Como escolher a melhor resina para impressão 3D”). Na Figura 1 é possível verificar a
adaptação e qualidade da impressão de provisórios utilizando a resina Cosmos Temp.

Figura 1. Dentes impressos em 3D utilizando a Cosmos Temp.

A era dos Dentes Impressos!

É importante que o dentista esteja atento às inovações para que o seu sistema de trabalho não permaneça estagnado enquanto os demais profissionais evoluem. A impressão 3D é uma tecnologia que veio para agregar mais qualidade e praticidade ao atendimento do dentista.

Trabalhar com impressão 3D significa ter um diferencial competitivo no mercado, e os avanços nos últimos anos permitem que atualmente se encontre materiais mais duráveis e bem próximos das características dos dentes naturais, podendo ser utilizada na rotina clínica diária. Um dia foi apenas um sonho… hoje a impressão 3D já é realidade!!!

| referências

 [1] Alharbi N, Alharbi S, Cuijpers VMJI, Osman RB, Wismeijer D. Shaalan OO, Abou-auf E, Farid A, Zoghby E. Three-dimensional evaluation of marginal
and internal fit of 3D-printed interim restorations fabricated on different finish line designs. Journal of Prosthodontic Research.1-9, 2017.


Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×