Ortodontia Digital: conheça os benefícios, inovações e desafios
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos dentistas, trazendo benefícios e vantagens para esses profissionais e seus pacientes. Entre os diversos procedimentos que tiveram avanço ao longo dos anos, neste artigo destacaremos a ortodontia digital, uma grande revolução para os tratamentos ortodônticos.

Antigamente havia uma grande recusa dos pacientes que precisavam corrigir a posição dos dentes ou maxilares. No entanto, com as diversas opções que hoje estão disponíveis em função da tecnologia, ficou muito mais fácil para o dentista mostrar as vantagens de aderir ao tratamento proposto.

Muito já foi alcançado, mas ainda existem desafios a serem vencidos. Por isso, apresentaremos os benefícios, as inovações e o que o setor ainda está aprimorando. Continue lendo para saber um pouco mais sobre a ortodontia digital e tudo que ela tem a oferecer.

A tecnologia na odontologia

Durante várias décadas os tratamentos odontológicos eram considerados quase como uma sessão de tortura pelos pacientes. Afinal, as técnicas e instrumentos ainda eram arcaicos, o que gerava grande desconforto para o indivíduo e dificuldade para o profissional solucionar os problemas.

No entanto, muitas evoluções já aconteceram na odontologia e hoje todos os tratamentos e procedimentos já se modernizaram. Houve uma considerável evolução em sua técnica, aplicação e no instrumental utilizado.

Além disso, as evoluções da farmácia e da medicina também contribuíram com esse setor. Afinal, substâncias foram descobertas ou inventadas, a partir das quais foi possível desenvolver medicamentos e produtos que vieram a favorecer ainda mais o trabalho dos dentistas.

Técnicas cirúrgicas, opções de anestesia, fármacos analgésicos e até mesmo o estudo da anatomia humana e suas dinâmicas contribuíram para que a odontologia desse um grande salto tecnológico.

Hoje, os pacientes estão muito mais seguros e confortáveis durante as consultas com o dentista. Esse profissional também encontra mais recursos para tratar os diferentes casos que chegam até o seu consultório, inclusive aqueles que precisam corrigir a posição dos dentes ou maxilares.

Sobre a ortodontia digital

Os tratamentos ortodônticos tiveram uma evolução expressiva ao longo dos anos. As técnicas anteriores, além de provocarem dores e desconfortos, afetavam gravemente a aparência do indivíduo, em função do design dos aparelhos que eram utilizados.

O profissional também não tinha recursos para planejar o tratamento com maior precisão em detalhes. Mas essa já não é a realidade atual, porque as inovações tecnológicas possibilitaram o desenvolvimento de métodos e ferramentas que hoje compõem a ortodontia digital.

Ela consiste em utilizar técnicas e equipamentos como scanner, radiologia digital, simuladores 3D, computadores e impressão 3D com o intuito de conhecer mais profundamente a anatomia e as características do paciente. Assim é possível definir as melhores intervenções em cada caso.

A ortodontia digital também possibilitou o surgimento de novas opções de aparelhos ortodônticos, como é o caso dos alinhadores invisíveis. Desse modo os tratamentos se tornaram mais confortáveis, discretos e rápidos, além de possibilitar a previsibilidade dos resultados.

Apesar de todas essas vantagens e inovações os estudos não foram interrompidos nesse setor. O intuito é desenvolver equipamentos, produtos e técnicas cada vez mais confortáveis, eficazes e precisos para elevar a qualidade do atendimento.

Vale ressaltar que as técnicas convencionais que utilizam modelos em gesso ainda são aplicadas. Logo, a ortodontia digital, na verdade, ainda está em implementação e nem todos os pacientes têm acesso ao serviço. Porém, trata-se de uma realidade da qual muitos pacientes e profissionais já desfrutam os benefícios.

Os benefícios dos recursos tecnológicos no consultório

Quando recursos tecnológicos são adotados para implementação da ortodontia digital, os benefícios são sentidos imediatamente pelo profissional e seu paciente. Por isso ela é uma alternativa mais interessante do que as práticas convencionais, melhorando a qualidade do atendimento e a satisfação do indivíduo, bem como a produtividade do profissional.

A seguir listamos alguns benefícios alcançados com a ortodontia digital para que você compreenda os impactos positivos dos recursos tecnológicos no consultório.

Mais rapidez nos procedimentos

A captura de imagens, bem como a coleta de outros dados e informações para fazer a documentação, é agilizada quando utilizamos os recursos tecnológicos da ortodontia digital. Além disso, também fica mais fácil a comunicação entre profissionais e laboratórios, o que agiliza a produção de moldes, mockups e o aparelho.

É por isso que existe mais rapidez nos procedimentos, facilitando o trabalho do profissional e minimizando o tempo de espera do paciente. Dessa forma, o tratamento é agilizado e o ortodontista tem uma melhor produtividade.

Maior conforto para o profissional e paciente

Não podemos negar que os recursos tecnológicos são excelentes aliados para realização de tarefas diversas, minimizando o esforço realizado. É por isso que a ortodontia digital traz mais conforto para o profissional.

Contudo, o paciente também é beneficiado, porque as etapas pelas quais ele passa são mais modernas. As técnicas aplicadas fazem com que o processo seja confortável para ele, minimizando incômodos e tornando o tratamento mais agradável.

Previsibilidade de resultados

Por meio da captura de imagens mais detalhadas o profissional consegue conhecer melhor a anatomia e características do paciente. Sendo assim, ele consegue fazer o planejamento do tratamento de uma forma mais eficaz, o que permite maior previsibilidade dos resultados.

Além disso, a ortodontia digital conta com os simuladores 3D, que são programas que ajudam no planejamento do sorriso e permitem que o profissional defina todas as etapas do tratamento, sabendo quais serão os resultados finais. O paciente também tem acesso a essa informação e, antes de iniciar os procedimentos, sabe como seus dentes ficarão.

Maior precisão nos tratamentos

As tecnologias empregadas para estudar a anatomia e as características do paciente permitem que o profissional visualize os mínimos detalhes de cada caso. Desse modo ele consegue tomar melhores decisões para realizar o tratamento.

Com informações mais precisas, fica mais fácil para ele identificar quais são as técnicas e dispositivos adequados para cada paciente. Sendo assim, além de um diagnóstico com maior exatidão, os tratamentos também são personalizados e específicos para as necessidades de cada pessoa.

Menor quantidade de consultas

Como todos os processos do tratamento ortodôntico são agilizados em função dos recursos tecnológicos, a ortodontia digital permite reduzir o número de consultas. O paciente não precisará de vários agendamentos, pois as etapas são cumpridas de um modo muito mais rápido.

Além de aumentar a satisfação do atendimento por não ter que se deslocar até o consultório diversas vezes, essa vantagem também beneficia o profissional. Isso porque ele pode dar atenção a outros pacientes, aumentando a sua produtividade.

A ortodontia digital permitiu alcançar diversos avanços nos tratamentos ortodônticos e esses recursos se estendem para outros ramos da odontologia. Hoje, os procedimentos são mais confortáveis para os pacientes e otimizados para os profissionais. Mas as pesquisas continuam, sendo importante acompanhar as inovações para prestar um atendimento cada vez melhor.

Mantenha-se atualizado e eleve a qualidade dos seus atendimentos. Acompanhe nossas postagens nas redes sociais e fique bem informado! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fabrício Ogliari

Fabrício Ogliari

Diretor Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×