Quatro passos para atingir o máximo em qualidade com silicones de condensação
Separamos quatro passos simples que podem auxiliar a atingir o máximo de qualidade na moldagem com silicones de condensação.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os silicones de condensação, como da Linha Reflex da Yller, são famosos pelo seu excelente custo-benefício. É possível realizar moldagem com altíssima precisão com esses silicones, que podem ser utilizadas para uma série de aplicações, que incluem restaurações indiretas, arcadas edêntulas, implantes e seus componentes, enceramento diagnóstico e modelos de estudos, restaurações temporárias e definitivas.

O que são silicones de condensação? Eles são um dos materiais de moldagem mais utilizados pelos dentistas. São silicones que polimerizam por condensação, o que consiste na formação de uma macromolécula a partir de monômeros que reagem entre si. Na reação de condensação ocorre a eliminação de água ou de pequenas moléculas.
Os silicones de condensação apresentam uma excelente estabilidade dimensional, fidelidade de cópia e facilidade de uso. A seguir separamos quatro passos simples que podem auxiliar a atingir o máximo de qualidade na moldagem com silicones de condensação.

Utiliza a colher medidora para manipular o material denso

O Reflex Denso da Yller vem com uma colher medidora que é fundamental para sua manipulação. Deve-se dosar a quantidade desejada preenchendo totalmente a colher e removendo os excessos. Em seguida, deve-se espalhar o material dosado sobre a palma da mão e fazer uma marcação com a colher de medida. Para cada colher de Reflex Denso utilizada, medir o Reflex Catalisador na proporção equivalente à duas vezes o diâmetro da colher dosadora. Uma dica é fazer um formato de cruz ou duas linhas paralelas de comprimentos iguais da pasta catalisadora. As duas pastas devem ser misturadas com as pontas dos dedos por até 30 segundos, garantindo a obtenção de uma mistura homogênea.

Controle o tempo

Após manipulação do Reflex Denso, deve-se inserir o material preparado na moldeira e realizar a moldagem em até 1 min e 45 segundos, aguardando um tempo em boca de apenas 4 minutos. O uso de um cronômetro deve facilitar o controle do tempo, uma vez que na rotina clínica é fácil perder a noção do tempo mínimo recomendado apenas cronometrando mentalmente.

Coloque quantidades iguais de pasta do material fluido

Para o silicone fluido, como o Reflex Fluido, dispense quantidades iguais da pasta base e catalisadora sobre uma superfície própria para mistura. Pode-se utilizar uma placa de vidro
ou um bloco de mistura. Então, é só espatular por 30 segundos os materiais, garantindo a obtenção de uma mistura homogênea. É fundamental inserir o material na moldeira e, como
dito no passo 2, controlar o tempo para realizar a moldagem em até 1 min e 45 segundos; aguardando em boca por 4 minutos até a reação de condensação do material.

Vaze o gesso logo após a moldagem

É importante cuidar para vazar o molde de gesso logo após a moldagem, pelo motivo de que todos os silicones polimerizados por condensação apresentam em sua reação de liberação um subproduto que é o álcool etílico. A evaporação do álcool é a grande causadora da contração que ocorre nesses silicones após a polimerização caso essa propriedade não seja respeitada. É fundamental respeitar o tempo de vazamento do gesso! O tempo para vazar o gesso dos silicones da linha Reflex é entre 30min e 1 hora após a moldagem, o que garante a máxima qualidade da moldagem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fabrício Ogliari

Fabrício Ogliari

Diretor Yller Biomateriais
postagens recentes
Impressão 3D
Johnny Santana

Dicas YLLER: Como obter sucesso na sua impressão 3D.

Cada vez mais encontramos a tecnologia presente na odontologia e o uso das impressoras 3D é crescente. Portanto, se você tem dúvidas de como realizar todo o processo de impressão 3D corretamente, aqui separamos alguns passos muito importantes para que tudo ocorra com sucesso. Leia!

Confira

Deixe uma resposta

×