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Saiba como melhorar a fidelização de pacientes em sua clínica
Quer saber como trabalhar para a fidelização de pacientes? Confira nosso post e conheça algumas estratégias para o crescimento da sua clínica!
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Para que sua clínica possa crescer, é importante pensar em meios de melhorar a fidelização de pacientes. O dentista deve passar uma boa impressão, com um atendimento de alta qualidade para que eles vejam valor nos tratamentos oferecidos e voltem a procurar seus serviços.

Um paciente bem atendido — além de retornar para sua clínica — faz, ainda, uma divulgação espontânea de seu trabalho, o que vai ajudar na atração de novas pessoas para o consultório. Utilizar essas estratégias é importante para quem busca se destacar e vencer a concorrência, que é alta na área de odontologia.

Quer saber como fazer a fidelização de pacientes de forma eficiente? Acompanhe a seguir algumas medidas práticas que vão se refletir em bons resultados para o seu negócio!

Cuide da ambientação da sua clínica

O primeiro ponto para conseguir a fidelização de pacientes é oferecer um local agradável, ou seja, a recepção e os consultórios devem estar sempre organizados e, principalmente, bem cuidados. O público deve se sentir confortável e seguro em sua clínica.

Dessa maneira, nunca deixe as manutenções preventivas para depois e invista na decoração de paredes, móveis e outros objetos.

Prepare a sala de espera com:

  • sofás, poltronas e cadeiras confortáveis;
  • televisão ou som ambiente;
  • ar-condicionado;
  • rede Wi-Fi;
  • espaço para água e café.

Com tudo isso, os pacientes e acompanhantes certamente vão se sentir bem recebidos e terão mais chances de lembrar do seu atendimento quando precisarem de um serviço odontológico.

Ofereça atendimento humanizado e de excelência

Não basta apenas pensar na ambientação se você não se preocupar com o tipo de atendimento que oferece. Dessa forma, é essencial que o dentista e toda a sua equipe prezem por um atendimento humanizado e de excelência — que traga acolhimento ao paciente.

Muitas vezes, ele tem dúvidas quanto aos procedimentos, está fragilizado ou com medo do que será realizado e, portanto, precisa de uma atenção especial do profissional. Por isso, seja paciente, esteja preparado para ouvir as queixas do indivíduo e explique de forma didática todo o plano de tratamento e os valores.

Quando se fala em um atendimento humanizado, é também necessário praticar a empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Dessa forma, evite ter uma agenda apertada para que não ocorram atrasos e de modo que você consiga realizar cada consulta com bastante calma, pensando sempre no bem-estar das pessoas.

Se for preciso reagendar o atendimento, treine sua equipe para que o paciente seja avisado com antecedência.

Esteja aberto a feedbacks

Para que o dentista consiga ter excelência no atendimento, é fundamental saber qual é a opinião do paciente sobre o seu trabalho. Por isso, busque feedbacks — procure saber se seu público ficou satisfeito, ouça suas críticas e questione o que poderia ser melhorado.

Alguns consultórios adotam, inclusive, uma pesquisa de opinião por meio de um formulário de papel ou digital (por e-mail) e, assim, conseguem analisar com mais critério as queixas das pessoas e corrigir as falhas.

Crie um bom relacionamento com os pacientes

Para a fidelização de pacientes, é importante que você crie um bom relacionamento com o seu público. De que modo fazer isso? Investindo em formas de comunicação digital, como:

  • envios de newsletter com conteúdos correlatos à sua área de atuação — com temas de saúde e estética bucal;
  • e-mails de felicitação de aniversário e outras datas especiais;
  • lembretes de consulta, do momento de fazer o check-up ou avisos sobre atrasos via WhatsApp.

Para isso, é fundamental ter um cadastro completo dos pacientes e descobrir quais meios eles mais utilizam para conseguir estar próximo, porém sem ser invasivo. Você melhora sua imagem junto ao público — já que ele vai se sentir lembrado e querido.

Esteja presente também nas redes sociais

Olhe em volta e, certamente, você verá pessoas conectadas nas redes sociais pelo smartphone. O mundo é digital e a sua clínica pode estar mais próxima dos pacientes se souber como tirar proveito desse tipo de plataforma.

É um canal dinâmico, que vai permitir divulgar conteúdos, imagens e vídeos sobre os tratamentos e as novidades da sua área e serviços que sua clínica oferece de modo bastante claro. Além disso, será possível interagir com o público, tirar dúvidas e até mesmo ouvir reclamações — o que pode ser importante para que você modifique sua conduta ou algum ponto no atendimento.

Entretanto, para conseguir bons resultados via redes sociais, é necessário alimentar sua página com conteúdos atualizados, não ferir as regras de divulgação estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e sempre responder às indagações de seus seguidores.

Invista no seu aperfeiçoamento profissional

Prezar pela infraestrutura e pelo atendimento da sua clínica certamente vai fidelizar seus pacientes. Mas, somado a esses fatores, é importante que o dentista procure formas de aprimoramento para acompanhar as novidades tecnológicas e tendências de sua área.

A concorrência é acirrada e o profissional deve ter um diferencial, demonstrando que oferece tratamentos avançados e conta com equipamentos de ponta. Dessa forma, não fique estagnado e procure cursos de especialização ou treinamentos que vão aperfeiçoar suas técnicas e atualizar seu conhecimento.

Acompanhe o mercado e veja quais são os tratamentos mais procurados para que o público encontre em seu consultório um atendimento completo.

Utilize produtos odontológicos de qualidade

Por fim, um dos aspectos mais importantes para a fidelização de pacientes é prezar pela qualidade dos produtos odontológicos. O dentista não pode pôr todo o seu trabalho a perder com a utilização de materiais ruins — que podem comprometer os resultados dos procedimentos ou trazer riscos aos pacientes.

Dessa maneira, seja bastante criterioso com a escolha dos fornecedores e só adquira itens daqueles que tenham um padrão de qualidade e alto nível de desenvolvimento tecnológico. Assim, você sabe que pode confiar nos produtos na hora de oferecer tratamentos diferenciados.

O dentista deve buscar meios eficientes de fidelização de pacientes para que sua clínica não fique para trás. É fundamental treinar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência, investir no seu espaço e nos equipamentos, estar mais próximos do público e contar com produtos de alta qualidade.

Está em busca de outras dicas para o crescimento do seu negócio? Acompanhe este post e saiba como ser mais eficiente na gestão financeira do seu consultório!

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Patrícia Lameirão

Patrícia Lameirão

Analista de Marketing Yller Biomateriais

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