Os materiais de moldagem são aliados fundamentais para o sucesso clínico do tratamento reabilitador. A Linha Scan da Yller de silicones de adição foi projetada para obter moldagens de extrema precisão e estabilidade dimensional. Confira os silicones da Yller em ação no caso a seguir, e o papel primordial que exercem no tratamento reabilitador.
Caso Clínico
Paciente do sexo masculino, 51 anos, compareceu ao consultório com queixa de ponte fixa solta na boca, sem poder falar ou mastigar adequadamente. O paciente apresentava grande inflamação gengival, fratura dos núcleos metálicos fundidos e grande desadaptação da prótese.
O caso clínico foi fotografado e documentado minuciosamente, junto com a solicitação de exames pertinentes, onde foi constatado fratura em região de férula do elemento 23 e lesão periapical do mesmo. O plano de tratamentoreabilitador consistiu em uma equipe multidisciplinar com retratamento endodôntico, montagem no articulador, confecção de novos provisórios e documentação do caso.
Na imagem da Figura 1 pode-se observar a moldagem feita em silicones de adição Scan Light e Scan Putty, da Yller, com todos os detalhes anatômicos dos dentes, bem como a fidelidade de moldagem do rebordo maxilar. A chave para o sucesso clinico de qualquer caso se inicia pela moldagem, etapa onde os materiais devem ser selecionados criteriosamente, a fim de copiar os mínimos detalhes de forma a evitar erros protéticos. Por isso, o material de eleição foi o silicone de adição, por sua fidelidade a cópia e capacidade de vazamento de múltiplos modelos posteriormente.

Figura 1. Moldagem do caso com silicone de adição Scan Light e Scan Putty, da Yller.
Imagem: Dr. Luana Serralva.
Para harmonização de todo sorriso, foram planejados laminados cerâmicos do tipo lentes de contato na arcada superior (Figuras 2-4). Foi utilizada a cerâmica do tipo dissilicato de lítio, que foram ainda minimamente invasivas com preparos de apenas 0,3 mm conforme as seguintes fotografias, devolvendo a beleza ao sorriso do paciente. Na Figura 5 pode-se observar as etapas que vão desde a moldagem até a confecção dos laminados cerâmicos.

Imagem: Dr. Luana Serralva.

Imagem: Dr. Luana Serralva.

Imagem: Dr. Luana Serralva.

Imagem: Dr. Luana Serralva.
Na Figura 6 pode-se observar o caso após reabilitação de toda arcada superior em cerâmicas, devolvendo a estética, auto-estima e função para o paciente.

Imagem: Dr. Luana Serralva.
Prof. Dr. Luana Serralva