Conheça os 8 tipos de impressoras 3D mais utilizados no mercado
O mercado de impressoras 3D está revolucionando as clínicas odontológicas, mas você sabe como escolher a melhor máquina? Entenda neste texto quais são os principais fabricantes do produto e o que eles oferecem. Leia!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As impressoras 3D chegaram para revolucionar as técnicas da odontologia e você deve contar com essa tecnologia para modernizar o seu consultório. Para isso, é preciso conhecer quais são os principais tipos de impressora no mercado, que tem à disposição marcas como Anycubic, FlashForge, EnvisionTEC, MoonRay, Wanhao, RapidShape, MiiCraft e KLD.

Além disso, conheça como a aplicação da técnica — que imprime as camadas através da polimerização da resina — tem se desenvolvido no país e saiba porque trabalhar com ótimos materiais é essencial para a qualidade das peças odontológicas. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Como é a aplicação de impressão 3D no mercado odontológico?

As impressoras 3D têm inúmeras aplicações em áreas como o desenho de joias, a indústria e, especialmente, a odontologia. No consultório, a inovação vem se aperfeiçoando há algumas décadas para entregar próteses que melhoram a estética e a funcionalidade da boca.

No entanto, se você ainda tem dúvidas quanto ao potencial da impressão 3D, saiba que ela desenvolve desde alinhadores invisíveis até guias cirúrgicos, passando por placas de mordida e bases de próteses móveis.

A resina (sejam as rígidas, sejam as calcináveis) é o principal material usado no processo de impressão, que se dá à base de luz digital (a chamada SLA DLP) ou laser (conhecida apenas pela sigla DLP). A partir da exposição à luz digital ou laser, as impressoras polimerizam a resina para imprimir, uma camada por vez, as peças tridimensionais planejadas no computador pelo cirurgião dentista.

Com variadas marcas e impressoras nas lojas do setor, pode ficar difícil definir com qual delas trabalhar. A resolução (de 30 mícrons a 140 mícrons), por exemplo, varia bastante entre as máquinas, mas existem algumas características comuns entre os fabricantes, como a altura de camada, a qual geralmente chega a 20 mícrons. De maneira geral, a regra é: quanto melhor a resolução oferecida pela impressora, menor a área de impressão oferecida.

Quais são as 8 impressoras 3D mais usadas nos consultórios?

O uso de impressoras 3D está mais comum nos consultórios hoje em dia, e as empresas do ramo oferecem grande oferta de máquinas para os dentistas (principalmente os especializados em prótese e implante dentários). Nesse sentido, o profissional antenado deve investir em ótimos materiais e maquinário de ponta para garantir o sucesso dos produtos dentários. Mas fica a dúvida: com qual impressora trabalhar?

1. Wanhao

A Wanhao oferece uma ampla linha de impressoras, mas a I3-V2 é bastante popular entre os dentistas. Não por menos: a máquina é ideal para profissionais que querem começar do zero, já que a estrutura vem pré-montada da loja. Equipada com uma extrusora com ventilador e um microcontrolador para arrefecimento, a tecnologia tem velocidade de impressão de 30 mm a 60 mm e vem com garantia de fábrica de 3 meses.

2. MoonRay

Ágil, compacta e bastante precisa, a impressora MoonRay é vendida nos modelos D75 e S100, com 75 e 100 mícrons, na mesma ordem. A marca oferece em ambos os produtos velocidade de impressão de 25 mm por hora e uma resolução que varia de 20 a 100 mícrons.

3. Anycubic

A impressora 3D Anycubic Kossel é fabricada pela Delta e se move verticalmente através de uma complexa estrutura chamada de geometria linear. Na prática, o sistema executa cálculos de grande complexidade e promete um produto rigorosa e rapidamente impresso, uma vez que a espessura da layer é de 0.1-0.4 mm e a velocidade de impressão, de 20 a 80 mm/s.

4. EnvisionTEC

Empresa global, a EnvisionTEC cria, desenvolve e produz mais de 40 tipos de impressora 3D desde o início dos anos 2000, além de oferecer materiais de impressão tridimensional para áreas como a odontologia e a indústria. A partir de um amplo catálogo, a companhia promete entregar acabamento inigualável e alta velocidade de impressão.

5. FlashForge

A FlashForge foi fundada em 2011 com foco em máquinas de impressão 3D. De lá para cá, um grupo de engenheiros tem desenvolvido tecnologia única para dar conta de uma infinidade de produtos, entre eles, próteses e implantes ortodônticos. Alguns modelos se destacam, como o Dreamer (e a família Dreamer NX), o Inventor e o Guider (II e IIS).

6. KLD

A KLD é muito conhecida no mercado pela versatilidade dos modelos de impressora 3D. Os clientes podem escolher as máquinas com base na necessidade do consultório, seja para uma impressão mais rápida, seja para uma área de cobertura ampliada. Modelos como o Ezy Kld e o Graber I3 são facilmente encontrados no Brasil.

7. RapidShape

A RapidShape tem uma linha completa de impressoras 3D voltadas para a clínica odontológica. Desde o design até a preparação das peças, a tecnologia da empresa alemã promete qualidade e rapidez para quem precisa ter produtos bastante precisos e resistentes ao uso. Modelos como D (assim como D10+ Capsule, D20+ Castridge, D30+ Ortho, D30+ e D40II), RS (seja Wash, seja Cure) estão circulando no mercado.

8. MiiCraft

A MiiCraft é uma empresa focada em impressão 3D que usa o processo DLP (sigla em inglês para Digital Light Processing) para imprimir peças ortodônticas com alta precisão. A organização, que desenvolve máquinas de impressão desde 2012, oferece basicamente duas linhas de produtos, a MiiCraft Profession e a MiiCraft Ultra Series.

Por que contar com ótimos produtos para realizar próteses dentárias?

As impressoras se diferenciam em algumas características, mas prometem entregar o produto precisamente impresso. Na hora de confeccionar as próteses dentárias, o especialista também deve adquirir os materiais de empresas pioneiras na produção de resinas para impressão 3D, pois o resultado funcional e estético é facilmente perceptível no paciente.

Você entendeu neste artigo como é a aplicação de impressão 3D no mercado e quais são as principais impressoras usadas nos consultórios dos dentistas hoje. Marcas como MoonRay, Wanhao, EnvisionTEC, Anycubic, FlashForge, RapidShape, MiiCraft e KLD7 têm inúmeros benefícios para você trabalhar próteses dentárias confeccionadas com ótimos produtos.

Agora que você já conhece quais são os tipos de impressora 3D mais utilizados pelos dentistas e como essa técnica revolucionária está se desenvolvendo no país, faça o download do nosso catálogo e conheça toda a linha de produtos odontológicos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
postagens recentes

Deixe uma resposta

×

é uma oferta meió que a outra!