Tudo o que você precisa saber para se tornar um dentista de sucesso
Quem não deseja ter sucesso em sua carreira? Se você também em busca dele, descubra como se destacar para ter ainda mais credibilidade!
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Um dentista de sucesso não é aquele que não tem nenhum problema em seu dia a dia ou que não precisa enfrentar desafios, mas ,sim, o profissional que está bem preparado para lidar com essas adversidades. Também é aquele que não perde o seu foco, se mantém constantemente atualizado e procura de todas as formas melhorar cada vez mais o atendimento aos seus pacientes.

Alcançar esse sucesso não é impossível para nenhum dentista, contudo, é verdade que muitos encontram grandes dificuldades no caminho. Afinal, diversos fatores precisam estar em equilíbrio para que a clínica tenha um bom desempenho,. Você sabe quais são eles?

Não se preocupe, porque as dúvidas são muito comuns e foi pensando nisso que preparei este artigo. Continue lendo para descobrir o que você precisa para se tornar um dentista bem-sucedido. Confira dicas preciosas que ajudarão a manter a boa gestão da sua clínica ou consultório e alavancar a sua carreira para que você alcance a credibilidade que tanto deseja.

Tenha uma meta

Para tudo aquilo que pretendemos fazer, uma das principais coisas que devemos ter em mente é a meta que desejamos alcançar. Afinal, como podemos chegar a algum lugar se não sabemos exatamente para onde estamos indo?

Assim, se você quer ser um dentista de sucesso, precisa ter um objetivo, porque com base naquilo que você espera para sua carreira é que tomará suas decisões. Alguns exemplos do que estamos falando é ter ou não uma clínica própria, inaugurar filiais ou trabalhar com uma franquia.

Perceba que para cada uma dessas alternativas será preciso um trabalho diferente a fim de atingir a meta pretendida. Isso influencia no planejamento, no investimento e até mesmo na especialização e demais conhecimentos práticos que você precisa dominar.

Retomando nosso exemplo, é verdade que nem sempre quem deseja ter a própria clínica tem condições de fazer isso logo nos primeiros anos de atuação. Entretanto, é por isso que estamos dizendo que é tão importante ter uma meta — pode não ser possível agora, então, é necessário se planejar para conseguir no futuro.

Qual é o valor que você precisaria para abrir essa clínica? Quanto tempo deve trabalhar para conseguir fazer essa economia? Onde pode atuar até que seja possível ter a sua própria empresa? Perceba que muitas vezes para alcançar uma meta de longo prazo é necessário traçar outras de curto e médio prazos.

Portanto, se você ainda está vivendo um dia após o outro é hora de mudar essa realidade. Reveja sua carreira, analise onde você está hoje, onde gostaria de estar daqui a 10 anos, por exemplo, e o que é preciso para chegar lá. Trace suas metas como degraus e avance um de cada vez.

Aprenda sobre tudo

Conhecimento nunca é demais e ainda temos a vantagem de que ele não ocupa espaço e não pode ser tirado de você. Portanto, tudo aquilo que puder aprender será muito bem-vindo para contribuir com o sucesso da sua carreira.

É claro que você precisa dominar com maestria todas as técnicas que estão relacionadas com a sua área de atuação. Porém, não se deve ficar estacionado apenas com os conhecimentos que já adquiriu, porque precisará de muito mais do que isso para vivenciar o dia a dia que levará ao sucesso.

Perceba que para administrar uma clínica, por exemplo, será necessário entender sobre a gestão de uma empresa, de pessoas, como controlar um estoque, as finanças, criar campanhas de marketing, entre muitos outros aspectos.

É verdade que você não precisa tomar conta de tudo, já que pode delegar tarefas, contratar terceirizados e profissionais especializados. Mesmo assim, para que possa ter certeza de que as coisas estão sendo feitas como se deve é importante conhecer de tudo um pouco.

Além disso, existem recursos que possibilitam tornar as rotinas mais fáceis, e se você aprender sobre eles conseguirá otimizar muito do seu trabalho e da sua equipe. Sendo assim, aprenda o quanto puder, pesquise, conheça, procure soluções para problemas, pois, desse modo, você elimina dores de cabeça, evita erros e progride mais.

Invista no desenvolvimento de carreira

Conhecimentos gerais sobre administração, finanças, atendimento ao público e outros fatores que estarão relacionados ao seu dia a dia são fundamentais, mas você quer ser um dentista de sucesso, certo? Então, deve investir no desenvolvimento da sua própria carreira.

Existem diversas áreas de especializações na odontologia que você tem a chance de cursar para ampliar ainda mais seu conhecimento técnico e currículo. Isso lhe dará a oportunidade de explorar áreas em ascensão ou que apresentam carência de profissionais.

Não se esqueça de que, mesmo que você já tenha se especializado em uma área, continuar prendendo faz toda a diferença. Afinal, novas descobertas surgem, técnicas mais modernas são desenvolvidas, materiais, instrumentos e produtos são lançados, e você precisa saber como utilizar tudo isso.

Então, procure se atualizar sempre, busque informação, faça cursos e desenvolva habilidades. Isso em especial se for você quem administra a clínica, pois será preciso ser um bom líder, motivar a equipe, treinar o pessoal e descobrir formas de otimizar rotinas e melhorar o atendimento.

Tenha um planejamento estratégico

Você se lembra de que falamos sobre as metas que precisam ser traçadas para sua carreira? Caso sua pretensão seja ter a sua própria clínica e expandir cada vez mais seu campo de atuação, é fundamental que você inicie esse projeto com um planejamento estratégico.

Um erro que não deve ser cometido é esquecer que um consultório ou clínica odontológica também é uma empresa. Da mesma forma como as demais, é preciso ter licença para atuar, escolher um ponto que esteja adequado às atividades, obter a autorização dos órgãos competentes, recolher impostos e assim por diante.

Você também precisará de fornecedores, colaboradores, estoque, deverá pensar em investimentos, manutenção e na segurança — sua, da sua equipe e dos seus pacientes. Para que tudo isso seja um sucesso o ideal é dar o primeiro passo como acontece com qualquer outra empresa: fazendo um plano de negócios.

Esse documento é uma espécie de guia que ajudará a definir todos os aspectos e características da sua clínica odontológica, como:

  • a viabilidade do negócio;
  • o público que você vai atender;
  • os tratamentos que serão oferecidos;
  • a maneira como fará a divulgação;
  • a precificação de serviços, entre diversos outros detalhes.

Além de trazer essas informações, o plano de negócio ajuda a prever possíveis problemas que você virá a enfrentar ao longo de sua atuação. Isso no que se refere a crises financeiras, baixas de movimento e qualquer outra situação que possa se tornar um problema.

Desse modo, é fundamental definir quais estratégias serão adotadas nesses casos e também o que será preciso fazer para que você consiga atingir a meta ideal para a sua clínica. Esse planejamento é essencial para saber quais decisões tomar a fim de que sua empresa tenha um bom desempenho e você seja um dentista de sucesso.

Seja um bom gestor

Pouco ou nada você aprenderá sobre a gestão de uma clínica odontológica em sua graduação de odontologia. Esse é um conhecimento que deverá ser buscado à parte e que se fará essencial para que você se torne um dentista de sucesso.

Parece simples gerenciar uma empresa, mas é preciso estar sempre atento a diversos detalhes que não podem fugir ao esperado. Decisões equivocadas, ao final, levam a grandes problemas e impactos difíceis de reverter e que podem causar a falência da clínica.

É importante entender que um bom gestor não somente domina os conhecimentos de administração e consegue manter toda a papelada e finanças em dia, mas também é aquela pessoa que faz um bom gerenciamento de equipes e tem uma boa visão de mercado.

Ser organizado e rigoroso com prazos são apenas duas qualidades de quem faz um bom gerenciamento. Afinal, o gestor precisa estar sempre em busca de soluções que possibilitem melhorar cada vez mais o desempenho da clínica.

Sendo assim, além de saber o que fazer você também deve buscar meios de como fazer isso de um modo mais fácil. É muito importante que o tempo seja aproveitado da melhor maneira possível, os erros evitados e as informações bem gerenciadas para que você não enfrente contratempos com estoque, fornecedores ou pacientes.

Muito disso também depende da sua equipe. Daí a importância de você saber como gerenciar essas pessoas para que elas prestem um bom atendimento, cumpram suas tarefas dentro de prazos, estejam sempre atentas à missão e valores do negócio e, de fato, vistam a camisa da sua empresa.

Busque conhecimento para você mesmo a fim de treinar as suas habilidades de gerenciamento, mas não se esqueça de que existem recursos tecnológicos, como sistemas e softwares, que ajudam a fazer a gestão da clínica odontológica.

Por meio dessas ferramentas, todas as informações e dados ficam concentrados no mesmo lugar e de maneira fácil de consultar. É uma forma de agilizar os processos rotineiros, gerar relatórios e estudar o que pode ser melhorado para que a produtividade da clínica, de um modo geral, seja melhorada, valorizando o atendimento.

Acompanhe o desenvolvimento da tecnologia

É inegável que a odontologia evoluiu muito nas últimas décadas e, com os recursos que a ciência tem a sua disposição, hoje ficou ainda mais fácil investir em novas pesquisas e trazer inovações — elas permitem explorar a tecnologia de uma forma muito ampla nos tratamentos odontológicos.

O que você não pode esquecer é que as pessoas também têm acesso a essas informações e sabem que existem opções para realizar os procedimentos de forma mais confortável. Sabem, inclusive, que podem ter resultados superiores, por isso, você precisa acompanhar o desenvolvimento da tecnologia.

Isso deve ser feito de diferentes maneiras, porque além de esses recursos tecnológicos impactarem a forma como os tratamentos são realizados, conforme dissemos no item anterior, você pode aproveitá-los para a gestão da sua clínica. Também é interessante que estejam presentes na parte estrutural, e a seguir falarei mais detalhadamente sobre isso.

Tecnologia nos tratamentos odontológicos

Perceba que há alguns anos os recursos disponibilizados para os profissionais de odontologia eram poucos. Por isso, os tratamentos eram bastante arcaicos, desconfortáveis e até mesmo dolorosos para os pacientes — mas essa realidade mudou.

Hoje, dispomos de diversos produtos odontológicos dos mais diferentes materiais, instrumentos, equipamentos e insumos que facilitam o dia a dia do profissional e permitem aumentar a qualidade dos atendimentos.

Na área de implantodontia, por exemplo, temos diversas inovações que garantem o sucesso dos tratamentos com implantes. Elas possibilitam atender casos muito distintos e melhoram a atuação do profissional, porque ele tem à disposição itens muito versáteis.

Por isso, procure participar de feiras, encontros, seminários e outros eventos. Acompanhe as publicações científicas, revistas especializadas, entre outros espaços que permitam estar sempre em contato com profissionais e empresas fornecedoras de produtos. Assim, você conhecerá toda a inovação na odontologia para oferecer aos seus pacientes o que há de melhor.

Tecnologia na gestão da clínica odontológica

Para ser um dentista de sucesso é muito importante que você tenha uma visão inovadora do modo como faz a gestão da sua clínica. Hoje, os recursos de informática e digitais são quase obrigatórios por promoverem uma melhor comunicação e integração com o público e profissionais parceiros.

Sendo assim, é interessante que você procure implementar a tecnologia na gestão do seu negócio. Por meio dela, conforme dito, é possível centralizar as informações de diferentes setores do seu consultório, como finanças, estoque, cadastro de pacientes e outros.

Você também pode utilizar o meio digital para registrar exames, enviar informações de pacientes e o planejamento de tratamentos para o laboratório de próteses. Consegue controlar a sua agenda, gerenciar fornecedores, entre diversas outras ações, otimizando todas essas rotinas.

Evite os registros em papéis e os arquivos físicos, exceto quando eles são de fato essenciais e exigidos por normas. Do contrário, manter dados e informações em meio digital gerenciados por um sistema inteligente é uma excelente estratégia para manter tudo sobre controle e sem erros.

Tecnologia na estrutura da clínica

Pode parecer que esse fator não tem influência para que você se torne um dentista de sucesso, mas isso não é verdade. Considere que a clínica é o seu local de atuação, então, ela precisa estar adequada para que você desempenhe o seu trabalho e ainda atenda as necessidades do público.

Dessa forma, é fundamental explorar a tecnologia também na estrutura física do ambiente. Aqui, estamos falando sobre otimizar recursos como lâmpadas econômicas ou iluminação automática, torneiras com fecho inteligente, melhor aproveitamento da luz e ventilação natural, entre muitos outros pontos.

Muitos projetos de arquitetura e design de interiores também visam todas essas questões com o intuito de construir imóveis mais sustentáveis. Indo além, isso gera economia financeira para você, então, no que for possível acrescentar a tecnologia na estrutura da sua clínica, faça isso.

Não se esqueça de que equipamentos mais modernos também são desenvolvidos com o intuito de consumir menos energia elétrica. Considere que, dessa forma, você fará uma redução de custos e, por meio dela, terá maiores condições de fazer investimentos que possibilitarão alcançar suas metas.

Trabalhe com produtos de qualidade

Você já parou para pensar o que faz o sucesso de grandes restaurantes? Não é apenas o atendimento oferecido, o conforto do local ou a sua decoração, mas também a qualidade dos produtos que ele disponibiliza para o seu público. Consideremos que não é possível fazer um grande banquete se utilizarmos ingredientes de má qualidade, não é verdade?

Agora, imagine o atendimento que você oferece para os seus pacientes. Como alcançar resultados diferenciados se os produtos que você utiliza não apresentam uma boa qualidade? Certamente, o tratamento realizado não terá uma longevidade satisfatória, e isso coloca em dúvida a sua competência e reputação enquanto profissional.

Não se esqueça de que você precisa que os seus pacientes gostem dos resultados alcançados. Desse modo, eles indicarão seus serviços para outras pessoas e ainda farão novos tratamentos e procedimentos porque ficaram satisfeitos.

Assim, a satisfação de clientes somente pode ser alcançada se você trabalhar com produtos de qualidade, pois eles favorecem a sua atuação e promovem resultados estéticos e funcionais superiores, além de garantirem a sua produtividade no dia a dia.

Vale ressaltar, contudo, que quando falamos em qualidade isso não está diretamente relacionado com o preço. Também é importante dizer que um produto ser importado ou nacional não implica que ele seja melhor ou pior.

O ideal é que você faça suas escolhas observando a eficácia desses materiais, o embasamento científico que levou ao seu desenvolvimento e a opinião de outros profissionais no assunto. Dessa forma, terá certeza de realmente estar investindo em qualidade.

Fique atento ao mercado

Assim como acontece em qualquer outro segmento, a Odontologia pode apresentar saturação em algumas áreas e carência de profissionais em outras. Diante disso, quem supre as necessidades do mercado tem maiores chances de ser um dentista de sucesso.

Por isso, você deve estar sempre atento a tudo o que está acontecendo — às novidades que vêm de fora, àquelas que surgem aqui, aos tratamentos que as pessoas estão procurando e novas técnicas. Assim, você conseguirá aproveitar fatias de mercado mais promissoras.

Acompanhar as tendências é uma excelente forma de alcançar credibilidade e, muitas vezes, de sair na vanguarda. Mas não basta oferecer um procedimento ou serviço interessante. Você precisa se especializar para estar, de fato, habilitado a isso e oferecer um tratamento seguro e de qualidade para seus pacientes.

Perceba que a odontologia no Brasil vem passando por mudanças e que procedimentos que antes eram reservados para classes sociais mais altas hoje estão se popularizando. Esse é o caso da implantodontia e também da estética dental e harmonização orofacial.

Cada vez mais as pessoas procuram não somente os tratamentos que cuidam da saúde bucal, mas que impactam a aparência de forma positiva e elevam a autoestima. Além disso, existe uma conscientização maior sobre a importância da saúde bucal das crianças, idosos, gestantes e diabéticos, e isso gera tendências que vale a pena você acompanhar.

Invista em seu marketing pessoal

O Código de Ética Odontológica do Conselho Federal de Odontologia aponta quais são os direitos e deveres dos profissionais que atuam nessa área. Entre muitas disposições ele fala sobre o modo como devem ser feitos anúncios, propaganda e publicidade.

Isso implica que não é proibido para os dentistas fazerem o marketing pessoal ou de suas clínicas. No entanto, existem algumas boas práticas que devem ser observadas com intuito de evitar erros que poderiam levar a penalidades por se constituírem como infrações éticas.

Nesse sentido, é interessante que você conheça o que está estabelecido nesse código. Dessa forma, você trabalha o marketing odontológico adequadamente, a fim de alcançar maior credibilidade e cativar a confiança do seu público.

Afinal, você precisa mostrar para as pessoas que têm experiência, conhecimento e total aptidão para cuidar da saúde bucal delas. Também deve mostrar que é um profissional ético e comprometido com seus pacientes.

Sendo assim, o marketing pessoal não é uma autopromoção que coloca você como uma espécie de celebridade, mas que evidencia sua competência e faz conhecer a estrutura que a sua clínica tem para solucionar diferentes casos, com um atendimento de qualidade. Algumas medidas que ajudam em seu marketing pessoal são:

  • cuidar da sua imagem;
  • apresentar-se sempre com profissionalismo;
  • estar presente nas redes sociais;
  • trabalhar com campanhas educacionais e de conscientização;
  • disponibilizar material para pesquisas e estudo.

Busque diferenciais

Numa graduação de odontologia são formadas diversas turmas que saem dos cursos com o mesmo conhecimento. Sendo assim, o que faz com que você seja um profissional diferente de todos os demais? É nisso que deve pensar para que consiga se destacar.

São os diferenciais que farão com que você cative o seu público, fidelizando-o e atraindo cada vez mais pessoas. Para oferecer esse atendimento diferenciado você deve investir em estratégias que tragam vantagens e benefícios para seus pacientes.

Já falamos sobre algumas dessas estratégias, que são fazer uma especialização, adotar recursos tecnológicos, atenção a tendências do mercado e também o uso de produtos de qualidade. Todavia, outro fator ao qual você deve estar atento é a humanização na odontologia.

Considere que pessoas de todas as idades têm medo de ir ao dentista ou sentem algum desconforto ao realizar os tratamentos odontológicos. Daí a importância de o profissional trabalhar com empatia e personalizar cada um dos seus atendimentos.

É fundamental ser receptivo, acolhedor, educado, atencioso e um bom ouvinte. Você precisa conhecer o seu paciente, escutar as suas queixas, entender os resultados que ele pretende alcançar para sugerir tratamentos adequados e saber como lidar com essa pessoa.

Construir essa relação mais estreita com seus pacientes é um grande diferencial, assim como oferecer um tratamento mais exclusivo, ter uma clínica com estrutura completa, fazer parcerias estratégicas, entre outras ações. O ideal é que o público perceba que existe alguma vantagem em optar pelos seus serviços.

Para ser um dentista de sucesso é fundamental ter uma visão global sobre sua clínica, a sua gestão, sua carreira, seu público e o mercado. O ideal é que você não se mantenha no mais do mesmo, sempre busque conhecimento, invista em tecnologia e conte com bons parceiros. Desse modo, oferecerá um atendimento de qualidade, alcançando a satisfação do seu público.

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Johnny Santana

Johnny Santana

Diretor Comercial Yller Biomateriais
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